Combate ao coronavírus: Banabuiú contabiliza apenas uma pessoa com Covid-19 atualmente

compartilhar no:
Banabuiú registra apenas uma pessoa com o vírus ativo no momento, e nem na cidade ela está. (Foto: arquivo RC)

Região Central: Em meio ao cenário de pandemia, a pequena cidade de Banabuiú registra um dado otimista: os indicadores do coronavírus atualizados pela Secretaria de Saúde mostram que há apenas uma pessoa com o vírus ativo no município, e nem na cidade ela está. Ou seja: não há ninguém em Banabuiú com o vírus atualmente. A informação consta no último boletim epidemiológico de Banabuiú, atualizado às 18h desta segunda-feira (16).

Conforme os dados, a cidade já confirmou desde o início da pandemia um total de 2.108 casos. Destes, 21 vieram a óbito e outros 2.086 estão curados. Desde que os dados começaram a ser atualizados, quase 5 mil casos foram notificados, mas 2.869 foram descartados.

A única pessoa internada com o coronavírus de Banabuiú está internada na UTI anexa à Maternidade de Quixadá, informou a Secretaria de Saúde. Conforme a evolução dos casos de Banabuiú, o paciente permanece internado desde o último domingo (15). Não há mais informações sobre seu estado de saúde.

Em Banabuiú 12 pessoas estão sob suspeita, mas o boletim informa que nenhuma está em isolamento domiciliar. A secretária de saúde, Rianna Nobre, explica trata-se de um protocolo logístico e que mesmo não constando no boletim, eles cumprem o isolamento e chegam a assinar um termo de responsabilidade: “Nosso boletim só contabiliza isolamento dos casos confirmados. Os casos suspeitos não são contabilizados, embora, por estarem notificados, eles assinam um termo de responsabilidade e sabem que têm que cumprir o isolamento”.

Cidade é exemplo

No último fim de semana especialistas em saúde pública defenderam na imprensa estadual que a segunda onda da pandemia no Ceará passou. O vírus, ainda circula, mas não tanto como num período de pico. A situação em Banabuiú pode ser entendida como um exemplo deste cenário.

No início da luta contra a Covid-19, era um dos municípios que menos contabilizou mortes, mas esse número cresceu a ponto de deixar a cidade carinho entre os que mais registraram óbitos. Hoje, no entanto, o vírus parece ter arrefecido na cidade. É um dado animador e se comparado com outros municípios da região, torna-se um número ainda mais otimista.

Somado ao exitoso trabalho de vacinação e de estratégias de conscientização para evitar descumprimentos às medidas sanitárias, Banabuiú, que é governada por Edinho Nobre tem apenas um caso de pessoa com o vírus ativo. E nem em Banabuiú está: ou seja, na cidade, ninguém porta o vírus atualmente.

A consciência da população é uma peça fundamental nesse resultado. O cenário de sucesso no combate ao vírus passa pela compreensão do povo em não apenas ouvir, mas seguir as recomendações de segurança. Se ninguém fizer sua parte, de nada vai adiantar o trabalho da Secretaria de Saúde.

Nesta terça-feira (17) o município deu mais um importante passo na busca pela derrota ao coronavírus: o agendamento para a vacinação no público a partir de 25 anos. De acordo com a Prefeitura, o cadastramento será feito nos distritos da zona rural e na sede, nas unidades básicas de saúde.