Conforme o Revista Central antecipou em informação no último dia 17 de agosto, o nome que vai substituir Dr. Cabeto na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) será o médico cardiologista Marcos Antônio Gadelha Maia. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (19).
“Anuncio o novo secretário da Saúde do Ceará, que terá a missão de ampliar as melhorias nessa área, tão importante para todos os cearenses. Trata-se do médico cardiologista Marcos Antônio Gadelha Maia, atual secretário Executivo da Saúde”, disse Camilo Santana utilizando seu perfil na rede social Facebook.
Na mensagem que escreveu comunicando aos cearenses a troca no comando do cargo, Camilo voltou a agradecer Cabeto e desejou sorte a Gadelha. “Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão, e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho nos últimos 2 anos e sete meses”.
RC antecipou
Na última terça-feira, quando noticiou a saída de Dr. Cabeto da Sesa, o RC havia antecipado sobre a probabilidade de Gadelha ser o nome a ser indicado, uma vez que no organograma da Sesa, o Marcos Gadelha era o maior nome da Secretaria, depois de Cabeto.
“Não há outro nome ainda divulgado para assumir a vaga deixada em aberto por Cabeto. O nome número dois depois de Cabeto na Sesa é o do também médico Marcos Antônio Gadelha Maia, formado pela Universidade Federal do Ceará (1992)”. Nenhum veículo da imprensa regional deu a informação, exceto os que replicaram o texto originalmente escrito pela redação do Revista Central. Nem mesmo a imprensa estadual cogitou o nome de Gadelha.
Perfil
Natural de Fortaleza, Marcos Gadelha é médico formado em 1992 pela UFC e pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana).
Na Sesa exercia o cargo de Secretário Executivo de Políticas em Saúde. Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), também tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).
Foi coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza como membro do time de liderança.
No Hospital de Messejana, foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente e diretor-geral. Foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de agosto de 2015 até 31 de dezembro de 2018.
No site da Secretaria de Saúde, até a tarde desta quinta, ele ainda aparecia intitulado como secretário executivo. A saída de Cabeto ainda tem razões desconhecidas, mas o ex-secretário teria antecipado, três dias antes do desligamento do cargo em entrevista a uma rádio de Fortaleza, que pretendia voltar à vida acadêmica, já que é professor universitário.