Agosto registra auge da temporada de ventos fortes no Ceará e rajadas chegam a 70 km no interior

compartilhar no:
Temporada é marcada por rajadas que podem chegar a até 60 km em média, de acordo com a Funceme (Foto: O Povo)

Reparou que a velocidade do vento está maior neste mês? Não é só impressão sua, é coisa comprovada pela ciência. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta que nesta temporada os ventos ficam mais fortes e o Ceará já registrou rajadas que chegaram a 60 km por hora.

Neste mês, quando a temporada dos ventos fortes no Ceará começa a ter seu auge, dados Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam registros de até 70 km/h, como ocorreu em Jaguaruana, na última quarta-feira (18).

Alguns fatores influenciam a elevação da intensidade dos ventos em agosto. “O primeiro e mais importante é o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil; e o segundo, é a própria redução da nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical, fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

Os fortes ventos se transformam em perigo para quem vivem da pesca no mar da costa cearense. Nesta semana o Centro de Hidrografia da Marinha (CNH) renovou o aviso de mau tempo com expectativa de rajadas de até 60 km/h válido até o início da tarde desta terça (24).

A Funceme ainda alertou que nestes três próximos dias, o cenário típico desta época do ano, que é de céu com poucas nuvens, deve seguir predominante em todo o território cearense. Esse cenário deve favorecer à continuidade dos ventos fortes.