Museu Jacinto de Sousa e Memorial Rachel de Queiroz, em Quixadá, reabrem para visitas guiadas

compartilhar no:
Museu reabriu para visita guiadas à população; medidas de segurança e de proteção continuam sendo obrigatórias (Foto: Márcio Guedes)

Quixadá: Após vários meses de espera e inquietação, com equipamentos culturais fechados em função das medidas de segurança impostas pela pandemia, o cenário de mais tranquilidade e controle do vírus, permitiu que dois importantes equipamentos culturais reabrissem no município de Quixadá, o Memorial Rachel de Queiroz e o Museu Municipal Jacinto de Sousa, este último reabriu na última terça-feira (13).

O retorno do funcionamento dos dois espaços marcam a retomada gradual das atividades nos equipamentos culturais, e ocorrem como parte da programação Férias Culturais, promovida pela Fundação Cultura de Quixadá, que fica a cargo da manutenção dos equipamentos. A reabertura do Museu foi marcada pela visita de alunos de escolas da zona rural, na última terça, que puderam conhecer um pouco mais sobre a história do município.

Embora o cenário de pandemia esteja se abrandando aos poucos, sobretudo de comparado com períodos anteriores, os cuidados e a cautela ainda são necessários por parte da população, por essa razão as visitas no Museu e no Memorial são guiadas e precisam ser agendadas de modo a fazer o controle do número de visitantes, sendo necessário o agendamento prévio e permitindo apenas pequenos grupos por vez. Tanto o Museu quanto o Memorial estarão abertos adotando diversas medidas necessárias para garantir uma visitação segura e adequada ao público.

Sobre os locais

Localizado em Quixadá, o Museu Histórico Jacinto de Sousa existe desde 27 de outubro de 1984. No passado, o local era uma casa habitada pelo engenheiro Raimundo Franklin no ano de 1922. Lá os visitantes podem encontrar utensílios que eram utilizados pela família do engenheiro no período, além, de móveis, fotografias, documentos, além de maquetes, arquivos de vídeo, objetos sacros e artigos de uso pessoal como roupas.

O Memorial Rachel de Queiroz fica na praça Gladson Martins, também conhecida como praça do Chalé. No local, os visitantes têm a oportunidade de conferir livros, troféus, medalhas, diplomas, objetos pessoais e fotografias que mostram a escritora em diversas fases da vida. O acervo é dividido em três ambientes distintos: sala de exposição do acervo pessoal, onde são guardados três objetos que eram usados pela própria Rachel, sala de leitura e produção literária e sala de estudos sobre a vida e obra da escritora. A visita é conduzia por uma Guia que apresentando os espaços aos visitantes.