
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou, nesta sexta-feira (09), um procedimento preliminar de natureza criminal para apurar possível caso de fura-fila da vacinação cometido pela influenciadora digital Thyane Dantas, esposa do cantor Wesley Safadão.
Conforme divulgado nas redes sociais, Thyane recebeu a vacina em Fortaleza nessa quinta-feira (08), aproveitando a ocasião em que o esposo foi vacinado. O nome de Wesley Safadão constava na lista de agendamento da Prefeitura, porém o nome dela não estaria nas listas.
Ao portal G1 a assessoria de Wesley Safadão afirmou que Thyane Dantas, teria tomado uma “dose de sangria”, conhecida como ‘xepa’. Mas há dois agravantes na versão: a primeira é que a Prefeitura de Fortaleza desmentiu a nota, dizendo que não aplica a xepa antes das 17h, além do mais Thayane Dantas tem 30 anos e a vacinação em Fortaleza acontece apenas para pessoas a partir dos 32 anos.
O MPCE Também disse que vai verificar a suspeita de que o cantor teria se vacinado em local diferente do agendado por escolha do imunizante que queria receber. O Ministério Público também vai requerer informações sobre os servidores responsáveis pelo preenchimento dos cartões e pela aplicação da vacina.
Para apurar o fato e colher elementos iniciais, o MPCE vai oficiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza solicitando detalhes sobre o fato, em especial sobre lista de vacinados, o horário de vacinação do casal e informações a respeito das “sobras” de vacina. O orgão já informou, que “instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Thyane Dantas”. A pasta afirmou que segue o Plano de Vacinação Nacional e as normas técnicas pactuadas na Comissão Intergestora Bipartide (CIB).