
O Ceará recebeu, neste sábado (31), dois novos lotes de vacinas contra Covid-19. As remessas trouxeram 143.200 doses de Pfizer/BioNTech e 173.160 de CoronaVac, totalizando 316.360. O lote foi um pouco menor do que o previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde, que era de 319.960.
Conforme o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o órgão ministerial informou que a quantidade reduzida será compensada em próximas remessas. As vacinas que chegaram neste sábado serão utilizadas para primeira (D1) e segunda dose (D2) para dar continuidade ao processo de imunização no estado.
“É importante que todos fiquem atentos ao cadastro e às listas de agendamento nos municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, publicou Camilo.
A Comissão Intergestores Bipartite da Secrtaria da Saúde do Ceará na última sexta-feira (23) aprovou a possibilidade de adiantamento da vacinação contra a Covid-19 para intercambistas, pessoas que trabalham em regime de longas viagens, pacientes em tratamento fora de domicílio e em tratamento com imunossupressores. A antecipação poderá ser para tomar a segunda dose, ou para a aplicação de dose única.
De acordo com a resolução, as pessoas enquadradas em cada uma das situações citadas devem apresentar documentação comprobatória. No caso de estudantes vinculados a universidades brasileiras que precisam se vacinar para fazer intercâmbio em outro país, por exemplo, a instituição a qual pertencem precisa encaminhar documento único contendo a lista de alunos contemplados por período.