Cagece esclarece problemas no abastecimento em Quixadá e diz que água deve voltar até quinta (29)

compartilhar no:
agua_sem
Cagece informou qque queda de energia e problemas eletromecânicos afetaram normalização do abastecimento (Foto: arquivo)

Quixadá: A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) através da unidade de Quixadá, emitiu um novo comunicado aos moradores do município para esclarecer as questões em torno da falta d’água que estaria ocorrendo em vários bairros da cidade. De acordo com o órgão, a normalização do fornecimento de água deve acontecer em até 72h, contados a partir desta segunda-feira (26).

O principal motivo das falhas no abastecimento em bairros de Quixadá seria a ocorrência de duas quedas de energia, ocorridas ao longo do último fim de semana. Somado a este fato, a Cagece ainda detalhou que problemas eletromecânicos comprometeram a normalização do abastecimento.

As duas ocorrências teriam comprometido o funcionamento pleno do sistema. Ainda de acordo com a nota, “como se trata de um sistema funciona por pressão, nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total deverá ocorrer em até 72 h, desde às 23h da última segunda-feira (26)”, disse a Cagece. Com base nestes dados, a previsão máxima para normalização seria quinta-feira (29).

Na última sexta-feira a Cagece informou que faltaria água em Quixadá e nos distritos de Juatama e Tapuiará para uma correção e manutenção do sistema e que o retorno do abastecimento aconteceria de forma gradual, até esta segunda-feira (26), mas ainda assim várias reclamações invadiram as redes sociais e foram pauta de programas de rádio na cidade.

Os moradores reclamavam do desabastecimento. “Queria saber da Cagece porque que aqui na minha rua, fazem oito dias que não pinga uma gota de água da torneira? Isso é um absurdo”, relatou uma moradora de Quixadá nas redes sociais.

A Cagece finalizou esclarecendo que em função do método de funcionamento do sistema “nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total do sistema deve acontecer em até 72h, após a conclusão dos serviços. Durante o período de suspensão do abastecimento, a Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais”.