Vereador Jackson Perigoso quer audiência pública para debater situação hídrica do Açude Pedras Brancas

compartilhar no:
Açude Pedras Brancas está com 5% de acúmulo; menor nível dos últimos 17 anos, aponta Cogerh (foto: RC)

Quixadá: A grave situação hídrica encontrada no Açude Pedras Brancas, responsável pelo abastecimento de Quixadá e de Quixeramobim, poderá entrar na pauta da sessão da Câmara de Vereadores de Quixadá. O vereador Jackson Perigoso (Patriotas) solicitou uma audiência pública para discutir a situação do reservatório.

De acordo com a pauta da sessão da Câmara desta quarta-feira (16), Jackson quer uma discussão sobre a situação do reservatório. Caso a proposta seja aprovada pelos colegas parlamentares, o assunto entra em discussão na quinta-feira (17).

A ideia do vereador é que um amplo debate seja realizado para debater os rumos e o futuro do Pedras Brancas. Nesse tipo de sessão, são convidados autoridades, especialistas e representantes de cada ponto que será discutido, além da ampla participação popular da sociedade civil.

Vereador Jackson Perigoso quer discutir situação hídrica do reservatório (Foto: reprodução)

Nos últimos dias o Revista Central mostrou o grave cenário encontrado no Pedrsa Brancas. Embora esteja situado numa região que pertence a um distrito de Banabuiú, o açude está no site da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) como sendo um reservatório de Quixadá, cidade que ele abastece por meio de um sistema interligado de adutora.

A matéria destacou há menos de uma semana que desde 2004, quando foi iniciado a contagem dos índices pluviométricos decorrente do período chuvoso no Ceará, o Pedrass Brancas acumula seu pior cenário hídrico. Nunca antes, nos últimos 17 anos, mesmo após um período de chuvas de quatro meses, o açude terminava com um acumulado tão baixo.

Ontem o Revista Central também mostrou que numa reunião com membros do Comitê da Bacia do Banabuiú, foi deliberado que o reservatório continuará tendo sua água utilizada apenas para abastecimento humano, diferente do que ocorre em alguns açudes pelo Ceará, quando a água é também usada para fins da agricultura.

O advogado e vereador Jackson Perigoso se afastou das funções do portal Revista Central desde o ano passado, quando lançou sua candidatura. Embora o site tenha sido uma ideia sua, proposta há cerca de 12 anos, ele não possui mais nenhuma ingerência sobre os conteúdos pautados e redigidos pela equipe, formada por quatro colaboradores. Procurado Jackson Perigoso preferiu comentar o assunto apenas quando o requerimento for aprovado e entrar na pauta da Câmara.