Secretaria de Educação de Quixadá inicia, nesta sexta (11), distribuição de quase 12 mil kits da merenda escolar

compartilhar no:
Kits são compostos por dez itens, que variam desde o arroz, feijão até a carne. (Foto: Márcio Guedes)

Quixadá: A Secretaria de Educação de Quixadá inicia, nesta sexta-feira (11), a distribuição dos kits da merenda escolar para famílias de alunos regulamente matriculados na rede municipal de ensino. De acordo com a pasta, serão quase 12 mil kits incluindo feijão e carne, que servirá como reforço nutricional às famílias.

Nesta sexta a entrega acontece apenas para as escolas dos distritos educacionais da sede do município. Os distritos das escolas de comunidades da zona rural só começam a receber os kits da merenda escolar a partir de segunda-feira (14).

Os kits chegaram a Quixadá nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira. Condicionados em cinco caminhões baú, os alimentos estavam devidamente protegidos em embalagens, e foram descarregados em cada escola que fará a entrega a partir desta sexta.

O processo de entrega é complexo, uma vez que envolve uma logística diferenciada para cada escola. Essa alternativa foi priorizada para evitar aglomerações, em função das medidas de segurança contra o coronavírus. Por isso, cada distrito educacional montou seu esquema de organização para distribuição, levando em conta a quantidade de escolas atendidas por distrito e o número de alunos. O cronograma com o esquema de entrega pode ser conferido no site da prefeitura. 

Composto por dois quilos de arroz, um quilo de feijão, um quilo de açúcar, um flocão de milho, um pacote de macarrão, um pacote de leite em pó, ovos, almôndegas e carne os kits foram comprados por meio de procedimento licitatório, seguindo todo um trâmite processual legal, para garantir a lisura de todo o processo.

A secretária de educação, Verúzia Jardim, garantiu que todos os alunos da rede pública que estejam devidamente matriculados, vão receber seu kit. “Nós optamos por um processo de licitação que nos fornecesse itens de qualidade. As empresas tinham que fornecer vários laudos exigidos para a licitação, e por isso houve uma considerável demora, mas estamos concluindo esse processo e agora os alunos vão receber os alimentos que certamente vão garantir dias um pouco melhores com esses alimentos”, disse Verúzia.