Região Central: Um problema detectado na subestação da Chesf em Bababuiú foi o causador do apagão que atingiu boa parte do Sertão Central na madrugada de quinta-feira (3). A informação foi confirmada pela Companhia através de nota exclusiva enviada ao Revista Central.
“A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf informa que hoje, dia 03/06/2021, à 00h11, em função de defeito em um equipamento, ocorreu o desligamento automático das cargas supridas pela subestação Banabuiú”, disse a Chesf através da assessoria de Imprensa.
A companhia ainda detalhou que o apagão durou menos de meia hora. “Imediatamente, o equipamento defeituoso foi isolado e a subestação reenergizada à 00h38, quando ocorreu o início da normalização das cargas”.
O Revista Central colheu através de grupos de whatsapp o relato de várias cidades que registraram falta de energia e pediu a Chesf o detalhamento de quantos municípios tinham sido alvos do blecaute. A empresa afirmou que essa informação é colhida junto as concessionárias.
No Ceará, a concessionária que compra e distribui a energia da Chesf é a Enel. O Revista Central tentou, por todo o dia de ontem, contato via telefone e email com a assessoria de imprensa da empresa, mas as ligações não foram atendidas e o e-mail enviado não foi respondido.
Conforme noticiamos ontem, pelo menos sete cidades registraram falta de energia na madrugada de quarta: Quixadá, Quixeramobim, Bababuiú, Choró, Solonópole, Senador Pompeu e Boa Viagem.