Semana é marcada pela prisão de pelo menos quatro pessoas por abuso sexual em municípios do interior

compartilhar no:
estupro-426x320
Pelo menos quatro pessoas foram presas, entre flagrante e de forma preventiva, pelos crimes de abuso e tentativa, na última semana (Foto: divulgação)

A semana que se passou foi marcada pelo número de prisões relacionadas a abuso sexual e estupro de vulnerável no Ceará. Pelo menos quatro pessoas foram presas, entre elas duas de forma preventiva. As prisões ocorreram em diferentes regiões do Ceará e retratam o trabalho ostensivo de combate a esse tipo de crime realizado pela Polícia Civil do Estado. Entre os crimes, há casos de estupro contra crianças de oito anos.

A maioria dos registros de prisão ocorreram na última terça-feira (18), quando o Ceará, a exemplo de vários outros estados do Brasil, promoveu atos alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, uma das prisões foi contra um homem de 25 anos suspeito de estuprar uma criança de oito anos no início de maio, na cidade de Juazeiro do Norte.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) o suspeito foi capturado mediante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. De acordo com as investigações da Polícia Civil, ele é o homem que aparece nas imagens de câmeras de segurança próximo a um matagal, situado no bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, levando forçadamente uma criança de oito anos, vítima do estupro. O homem ainda tentou fugir durante a abordagem mas foi alcançado durante uma perseguição.

No mesmo dia, na cidade de Paracuru, a Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão contra homens investigados por crime de estupro de vulnerável. O primeiro suspeito, um homem de 34 anos, foi capturado após um rápido trabalho investigativo que resultou na sua localização. Investigado pelo crime de estupro de vulnerável, contra ele constava um mandado de prisão temporária em aberto, expedido em 2017. O suspeito, segundo as investigações da PCCE, também já foi denunciado por uma mãe, após ter perseguido a filha dela, uma criança que tinha 11 anos na época da ocorrência, em outubro de 2014. O segundo mandado foi cumprido contra um homem de 63 anos, condenado por um crime de estupro de vulnerável registrado em junho de 2012.

Um dia depois, Equipes da Polícia Civil prenderam um homem de 41 anos suspeito de cometer estupro de vulnerável contra uma criança de 12 anos, filha da companheira dele. O crime e a prisão ocorreram no município de Barreira. A mãe da criança soube do fato e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) denunciando o suspeito na delegacia de Polícia Civil daquele município. O suspeito não reagiu à prisão.

Polícia prende mulher, em Barreira, após matar homem que, segundo ela, tentou estuprá-la

Homicídio

Durante a última semana a Polícia também investigou um homicídio relacionado ao crime de tentativa de estupro. O fato aconteceu na cidade de Saboeiro. Keyla Daiane do Nascimento Neris, 29 anos, com antecedentes criminais por furto e desacato, agrediu a vítima com um objeto perfurocortante. Segundo o relato da mulher, o crime aconteceu após o parente de 63 anos tentar estuprá-la.

No entanto, a versão da mulher está sendo contestada pela Polícia. O delegado Marcos Sandro da Delegacia Regional de Iguatu afirmou em nota da SSPDS-CE que a versão da mulher não se sustenta e está sendo questionada por testemunhas.

Denúncia

A população pode contribuir com os trabalhos policiais repassando informações que auxiliem na localização de pessoas envolvidas em crimes. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda pelo telefone (88) 3581.0307, da Delegacia Regional de Iguatu. O sigilo e o anonimato são garantidos.