Quixadá: A Prefeitura de Quixadá começa a vacinar, nesta quinta-feira (20), os idosos que já tinham recebido a primeira dose da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, e que esperavam para tomar a segunda dose e completar o esquema de imunização vacinal. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade.
Na tarde desta quarta-feira (19) o município recebeu o carregamento especial com as doses que estavam faltando. De acordo com a Secretaria de Saúde de Quixadá 800 doses foram recebidas e serão utilizadas como segunda dose para os idosos da segunda fase.
A vacinação terá início a partir das 9h da manhã. Um esquema logístico especial para evitar aglomerações, foi montado para receber os idosos que deverão ir à procura das doses. Equipes da Secretaria vão estar no Ginásio Rinaldo Roger para vacinar os idosos que residem na sede, já para aqueles que estão na zona rural, as doses serão enviadas para a vacinação nos distritos e comunidades.
Um levantamento a qual o Revista Central teve acesso mostrou que Quixadá foi o município que recebeu um dos maiores quantitativos de D2 enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado. O município aguardava o envio das doses depois que o Instituto Butantan declarou publicamente dificuldades em continuar produzindo o imunizante, fato que trouxe problemas em municípios de todo o País.
Para poder se vacinar os idosos devem levar o cartão de vacinação que comprove que eles já tenham tomado a dose 1. Também devem levar documento com foto, CPF e cartão do SUS. A Secretaria do município enfatizou que receberão as doses apenas aqueles que estão na relação de aguardo da segunda dose.