Ceará irá contratar 3.074 profissionais via concurso para Corpo de Bombeiros, Pefoce, Polícia Civil e Militar

compartilhar no:
As vagas serão preenchidas por três concursos públicos e pela convocação de aprovados na última seleção para o Corpo de Bombeiros Militares do Estado. — Foto: Governo do Ceará

 

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador do Estado, Camilo Santana (PT), anunciou contração de 3.074 novos profissionais de segurança por meio de concursos públicos para setores da segurança pública do Ceará. Ao todo serão 2.870 novos profissionais a serem distribuídos entre a Polícia Civil, Polícia Militar e também na Perícia Forense do Estado (Pefoce). O restante das vagas (204), segundo Camilo, serão destinadas para reforço no Corpo de Bombeiros Militares do Estado e preenchidas por aprovados no último concurso realizado pelo órgão.

As leis que autorizam a realização dos concursos, bem como a convocação para os Bombeiros foram sancionadas ao vivo durante a transmissão feita nesta segunda-feira, 17. Durante o anúncio, Camilo frisou que até o fim desta semana será divulgado edital completo da seleção de 170 profissionais para Pefoce e 500 para Polícia Civil. O governador pontuou ainda que espera-se que até o mês de junho seja divulgado um terceiro edital com 2.200 vagas para atuação na Polícia Militar do Ceará, entre 2.000 praças e 200 oficiais. A divulgação da empresa responsável por esta seleção também será divulgado até o fim desta semana.

O secretário de segurança pública e defesa social do Ceará, Sandro Caron, pontuou ainda que as 170 vagas destinadas a Pefoce representam a maior seleção da entidade até então, correspondendo a um acréscimo de 40% do efetivo da atual equipe. O secretário agradeceu os investimentos na seleção, capacitação e valorização dos profissionais de segurança pública e frisou: “Teremos com toda certeza uma melhora muito grande nos serviços prestados pelo sistema de segurança do Estado”.

Descentralização da segurança pública no Ceará
As novas seleções e convocação de profissionais faz parte do projeto de descentralização dos efetivos das forças de segurança pelas regiões do Estado. “Precisamos cada vez mais fortalecer, descentralizar e aumentar o efetivo dos profissionais”, conforme defendeu o governador. Assim, associadas aos concursos, irão ocorrer ainda este ano a inauguração de novas bases das forças policias do Ceará.

Para expandir a atuação da Pefoce no Estado, Camilo destacou que até o fim de 2021 será inaugurada duas novas bases da entidade, uma na cidade de Crateús e outra em Itapipoca. Outra ação prevista para este ano é a inauguração de uma sede do Centro Integrado de Operações e Emergências (CIOPEs) na região de Quixadá.

Estão previstas ainda a montagem de novos batalhões do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), que segundo Camilo, já estão presentes em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes e em breve devem atender todos as cidades com população a partir de 30 mil habitantes.

“Temos ainda a inauguração da Delegacia Regional do Cariri que está em fase final de licitação e ainda a expansão das delegacias da Polícia Civil”, completou Camilo, pontuando a implementação de tais reforços na segurança pública até o fim de 2022.

 

Com informações do Opovo