Quixadá: novo decreto autoriza comércio abrir das 7h às 13h e restaurantes funcionam das 10h até às 16h

compartilhar no:
Novo decreto válido até dia 18 permite restaurantes funcionar até às 16h e comércios abrem mais cedo (Foto: Cleyton de Paula)

Quixadá: Já está em vigor, desde a última segunda-feira (12), o novo decreto em Quixadá que regulamenta a abertura do comércio de forma gradual em função da pandemia do coronavírus. O documento também confirma a manutenção do lockdonw aos fins de semana e o toque de recolher a partir das 20h, diariamente. As medidas têm validade até o próximo dia 18 de abril. O decreto foi assinado pelo prefeito Ricardo Silveira e foi elaborado a partir das diretrizes utilizadas para formular o decreto do estado.

Entre as principais iniciativas está a reabertura de forma gradual e intercalada de diferentes modalidades do comércio. O comércio em geral, incluindo o de serviços, funcionará de 07h às 13h, de segunda a sexta-feira, com limitação de 25% da capacidade de atendimento, já os restaurantes funcionarão em horário diferente: das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, também obedecendo à limitação de 25% da capacidade de atendimento.

O decreto ainda esclarece que Restaurantes de hotéis, pousadas e congêneres poderão funcionar, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, bem como aos sábados e domingos, desde que exclusivamente para o atendimento de hóspedes, identificados física e individualmente, cabendo aos hotéis a responsabilidade pelo controle e assinala que outras atividades inclusive os hotéis e restaurantes, poderão funcionar além do horário estabelecido apenas para serviços de entrega.

Os detalhes sobre os principais pontos do Decreto foram publicados pela Prefeitura de Quixadá em suas redes sociais oficiais no final da noite desta segunda. O decreto também especifica as condições de funcionamento de hotéis e restaurantes. Estes locais devem proibir festas e limitar a seis pessoas por mesa. Também não será possível permitir pessoas em pé, inclusive na calçada, além de filas. Já quanto aos hotéis e pousadas deve haver limitação do uso dos apartamentos e quartos ao máximo de três adultos ou dois adultos com três crianças.

Quixadá segue as medidas do Governo do Estado no novo decreto, como no caso do Lockdown. ” partir das 20h de sexta-feira até às 5h de segunda-feira, o isolamento social no Município adotará a política de isolamento social rígido no enfrentamento à Covid-19″, afirma o documento. Nos demais dias da semana haverá toque de recolher a partir das 20h, ficando proibido frequentar espaços públicos. As medidas serão fiscalizadas pelas forças de segurança do município.

De acordo com os números atualizados pela Prefeitura, a pandemia do coronavírus em Quixadá já causou 5.140 casos positivados. Deste quantitativo quase 4.700 estão recuperados. O município contem 333 pessoas em isolamento e cinco pessoas internadas. Outros 105 casos apresentam quadro suspeito e aguardam resultado. Até o momento 109 pessoas já morreram por complicações da Covid-19 em Quixadá.