Câmara rever injustiça e restitui título de cidadão quixeramobinense ao médico Walmir Pontes

compartilhar no:
O título de cidadão foi concedido a Walmir Pontes em 1982, pelo então vereador Salviano Carlos. (foto: divulgação)

Região Central: O vereador Francisco Gleidson de Araujo da Silva conseguiu votação suficiente para derrubar uma das maiores injustiça praticada no município de Quixeramobim, quando a Câmara Municipal na legislatura 2013/2016 cassou por mera perseguição política o título de cidadão quixeramobinense ao renomado médico Walmir Leite Pontes.

Em outubro de 2015, a Câmara Municipal de Quixeramobim revogou o título de cidadão quixeramobinense do médico após ele realizar postagens nas redes sociais contra a administração municipal e a Câmara. A proposta foi do vereador José Filho, o Zé do Povo, em caráter de urgência e dos 12 vereadores presentes, apenas dois deles foram contrários à proposta.

Na época, o médico fazia duras criticas a Cirilo Pimenta e a própria Câmara Municipal, sendo a cassação meio utilizado para perseguição.

O título de cidadão foi concedido a Walmir Pontes em 1982, pelo então vereador Salviano Carlos.

Nesta quarta-feira, 14, a mesma Câmara Municipal revogou o ato de cassação, restituindo a cidadania ao quixeramobinense médico. “Julgamos que as motivações outrora proferidas que ocasionaram a cassação da honraria, ferem os direitos constitucionais na livre manifestação de opiniões sobre a atuação do Parlamento ou de parlamentares, bem como, ao chefe do executivo não configura crime de lesa a pátria nem mesmo atingiu de forma direta a unidade federativa municipal.” Destacou o autor do novo projeto.

Em redes sociais o médico se manifestou: “agradeço ao Professor Gleisson e aos vereadores que, por unanimidade, repararam o fato citado. Tenho uma dívida de gratidão por Quixeramobim, aqui vivi toda minha vida profissional, criei raízes, constitui família, amizades, abri empresas, com emprego e renda. Não podemos escolher o local onde nascemos, podemos sim, escolher onde vivemos, minha escolha foi, com muito orgulho, Quixeramobim, tenho desenvolvido projetos pessoais e de interesse popular, na saúde, esporte, cultura e estou à disposição para continuar lutando pelos reais interesses que geram progresso.”