Após aumento no número de casos, Quixadá decreta lockdown para frear avanço do coronavírus

compartilhar no:
Quixadá entra em isolamento social rígido a partir de sábado (24).

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, decidiu decretar isolamento social rígido em todo o município pelo período de nove dias. A decisão foi tomada pelo chefe do executivo quixadanse em comum acordo com médicos e especialistas membros do Comitê de Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC).

Conforme o decreto municipal, a medida passa a valer a partir das zero deste sábado (24) até às 23h59 de domingo, 2 de maio, podendo ser prorrogada. A decisão pelo lockdown foi tomada a partir do aumento expressivo de casos suspeitos e confirmados de coronavírus de Quixadá nos últimos dias e se soma às outras iniciativas já elencadas pelo município, como a proibição do consumo e venda de bebidas alcoólicas.

A partir do novo decreto fica proibido o funcionamento de qualquer serviço na cidade de Quixadá, que não seja os de categoria essencial. Supermercados, farmácias, postos de combustível, serviços médicos ambulatoriais, clínicas de fisioterapia e vacinação, correios, revendedores de água e gás, funerárias, padarias, empresas distribuidoras de energia e segurança privada poderão funcionar. O uso de espaços públicos estará proibido no período. Igrejas e academias, que antes tiveram permissão para funcionar com quantidade mínima de pessoas, também deverão fechar. Carros de transporte alternativo de passageiros da zona rural vedadas a circulação com passageiros.

Na tarde desta sexta-feira (23) Ricardo Silveira também se reuniu com representantes do setor bancário da cidade. Em comum acordo, o grupo decidiu pela suspensão do atendimento nos bancos e lotéricas, ficando autorizado apenas o funcionamento dos caixas eletrônicos. Na agência da Caixa Econômica de Quixadá o atendimento será permitido apenas para casos relacionados ao auxílio emergencial, limitando a apenas 100 por dia o número de atendimentos. Para evitar o fluxo de pessoas nas repartições públicas, o decreto também prevê a prorrogação do vencimento de alvarás e a validade de certidões negativas de débitos tributários municipais. As forças de segurança municipal, agentes de trânsito e a Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq) farão o monitoramento e controle do cumprimento das medidas decretadas.

Ricardo Silveira afirmou que tem se mobilizado para conseguir fortalecer a saúde do município, mas que precisa contar com o apoio da população para superar o momento que ele classificou como delicado. “Desde o começo do ano temos dedicado total atenção a saúde de nosso município, mas estamos enfrentando o pior momento da pandemia e isso tem superlotado os nossos hospitais e os postos de saúde. Por isso se faz necessário o isolamento social rígido. Seguramos até onde deu para segurar, mas agora precisamos pensar em nosso familiar, em nosso irmão quixadaense”, afirmou o gestor municipal.

Na penúltima semana de abril, os casos de coronavírus em Quixadá explodiram. De acordo com números do portal IntegraSUS a cidade passou de 57 casos positivos na segunda semana se abril para 242 casos na semana seguinte, um aumento de mais de 400%. A secretária de saúde de Quixadá, Benedita de Oliveira, que há mais de 20 anos atua no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, explica que a situação é delicada e que expira cuidados.

“Nosso medo é o colapso do Sistema Único de Saúde, porque para onde você mandar paciente, não existe vaga. O Sertão Central esta lotado! Precisamos ter a consciência de que a situação é grave. Atualmente temos nove dos nossos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, e 43 leitos de enfermaria dos nossos 70 lotados. Então, necessitamos muito que a população tenha consciência”, declarou Benedita de Oliveira.