A chuva que banhou o município de Iguatu, no Centro-Sul cearense, nas últimas horas, trouxe prejuízos para moradores dos bairros Areias e Cajueiro. Com as ruas alagadas, as águas invadiram as residências gerando um enorme problema nas comunidades.
Conforme a Fundação Ceanrese de Meteorologia (Funceme), a chuva que caiu na sede de Iguatu, entre quarta-feira e quinta-feira (15), foi de 86 milímetros, a segunda maior do Estado nas últimas 24 horas. O volume de água foi suficiente para alagar os bairros que sofrem com a insuficiência de escoamento.
Nesta manhã, moradores saíram para protestar e interditaram uma lado da avenida Perimetral, montando barricadas e impedindo a passagem de veículos no sentido Acopiara/Iguatu. Segundo Ivan, um dos moradores afetados, o prejuízo é grande; “estou sem trabalhar, meu carro foi tirado num guincho, muita gente perdeu geladeira, televisão […] tem casa que a água tá dando na cintura”.
Os moradores prometeram liberar a passagem da avenida somente após o problema ser solucionado ainda que provisoriamente, já que o acesso às residências está bloqueado pelas águas. “Saímos de lá com água acima do joelho”, conta a moradora Rivani.
Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a tarde e noite em Iguatu, nesta quinta-feira, é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para amanhã, a previsão é de chuva isolada.