Preocupante: estudo identifica nova variante do coronavírus nos municípios de Quixadá e Mombaça

compartilhar no:
Cidades da Região Central aparecem na lista com a nova variante do Coronavírus.

Uma nova variante do coronavírus foi confirmada nos municípios de Quixadá e Mombaça na manhã desta última sexta-feira, 5. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz no Estado identificou que 71,1% das amostras do Ceará deram positivo para a nova cepa.

De acordo com informações da lista obtida pelo Diário do Nordeste, o estado do Ceará contabiliza 126 pacientes, de 24 localidades, que tiveram a presença da nova variante. Entre elas, os municípios de Quixadá, Mombaça, Fortaleza, Várzea Alegre, Morada Nova, Itapipoca, Pacatuba, Acopiara, Camocim, Limoeiro, Nova Russas, Pereiro, Juazeiro, Crato e Itaitinga. As amostras foram coletas entre os dias 14 e 25 de fevereiro e divulgadas no mês de março.

“Fizemos os cortes de idade, sexo, raça/cor e localidade, mas são poucas amostras para se ter uma estatística segura detalhada. O dado principal é que temos estas variantes já circulando no Estado e, pelo retrato, em grande quantidade. Tem município que não teve nenhum caso, e outros que todas as amostras eram da nova variante”, revela Eduardo Ruback, pesquisador em saúde pública da Fiocruz Ceará e coordenador de Biologia Molecular da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19.

Algumas localidades se destacaram na pesquisa realizada para detectar a nova variante. Em Caucaia, todas as 10 amostras analisadas eram de infectados, já em Santa Quitéria, correspondeu a 92,3% dos casos. Na capital, 39 das 51 amostras detectaram a nova variante, o que corresponde a 76,5% dos casos.