Quixadá: O município de Quixadá deverá receber, nesta sexta-feira (19), a entrega de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ação é uma medida do Governo do Estado através de recursos pactuados via Ministério da Saúde para reforçar a rede de assistência médica a pacientes acometidos com a segunda onda da pandemia do coronavírus. O prefeito do município, Ricardo Silveira, e representantes da Diocese de Quixadá participam da solenidade que será virtual.
Detalhes como horário e os participantes do evento, devem ser divulgados durante esta quinta-feira (18) pela equipe de cerimonial do Governo do Estado. A julgar pelo evento que ocorreu em Canindé, na ocasião em que novos leitos de UTI também foram entregues para reforçar a rede médica estadual no município, o governador Camilo Santana deverá participar da Capital, por meio de transmissão online. Além dos leitos de UTI, 24 novos leitos de enfermaria serão entregues.
Os novos leitos foram instalados no Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José. A ala já havia sido construída mas não estava sendo ocupada nem utilizada. Durante visita técnica realizada ainda no mês de fevereiro, ciente do agravamento dos casos de Covid-19 no Ceará, um representante da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) esteve em Quixadá e conheceu as instalações da Maternidade, decidindo instalar os novos leitos naquele local.
Ontem, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, compartilhou em suas redes sociais, imagens de um vídeo feitas pelo médico Dr. Mesquita, onde mostra as obras em fase de acabamento. ” Esses leitos vão servir para atender a pacientes regulados via Central, de todo o Sertão Central, ajudando a desafogar o Regional do Sertão Central. Para mim significa muito mais do que isso: é um desejo antigo que sempre quis ver concretizado, e que agora, mediante essa terrível crise que atravessamos, se fez mais do que necessário. Tenho certeza que a saúde de Quixadá e de toda a região ganhará muito”, escreveu o gestor quixadaense.
A pandemia tem agravado o cenário clínico nas principais unidades de saúde do Sertão Central. O principal hospital de referência na região, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) está constantemente com leitos lotados. Com isso, a demanda tem aumentado em outras unidades do estado, provocando superlotação e fazendo os hospitais chegarem à beira do colapso.
“A rede estadual de saúde chegou a 3.828 leitos exclusivos para atender pacientes com Covid, sendo 1.144 UTIs e 2.684 enfermarias. No Hospital Geral de Fortaleza são 3 unidades anexas (fotos) montadas pelo Governo do Estado, com 103 leitos clínicos no total, que estão sendo disponibilizados para outros atendimentos, justamente para abrirmos espaço dentro do hospital para atendimento de Covid. Ainda vamos ampliar a rede pública com novos leitos em Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim e Fortaleza (Hospital de Messejana), entre outros”, disso o governador Camilo Santana nesta manhã.