MPCE pede que Piquet Carneiro divulgue detalhes sobre vacinação contra Covid-19

compartilhar no:
Centro da cidade de Piquet Carneiro (Foto: divulgação)

Região Central: O município de Piquet Carneiro, no Sertão Central, foi intimado com uma recomendação do Ministério Público e deverá apresentar respostas sobre questionamentos encontrados pelo órgão de justiça cearense, sobre a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Entre as informações solicitadas estão a adoção de critérios na execução do plano e quais os grupos prioritários estão sendo vacinados.

De acordo com a recomendação, o MPCE solicitou uma lista com detalhes sobre quais os profissionais de saúde que estão sendo vacinados, além daqueles que foram elencados pelo entendimento do município como do grupo prioritário.

Ciente das várias denúncias de irregularidades no tocante à execução do plano de vacinação nas cidades cearenses, o Ministério Público está buscando levantando os detalhes para se certificar em que cidades estaria acontecendo o desvio de prioridade na vacinação: ou seja, pessoas que não sejam da linha de frente ou que mesmo que trabalhem na saúde dos municípios, não estejam expostos a graus de risco de contaminação, e que ainda assim estariam recebendo as doses.

“o MPCE recomendou que os municípios deixem imediatamente de imunizar, como grupo prioritário, os profissionais de saúde que não atuam efetivamente na linha de frente de combate à pandemia. Devem, portanto, ser vacinados apenas aqueles que estejam na linha de frente ou que, não estando, tenham maior grau de exposição à Covid-19, tais como profissionais, inclusive de outras áreas, que trabalham na assistência à saúde dos pacientes em hospitais e unidades de saúde”.

Até ontem o Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), responsável por intimar as prefeituras, havia notificado 38 cidades para apresentarem respostas sobre os questionamentos, sendo seis delas no Sertão Central. Nas últimas horas mais oito cidades receberam a recomendação do órgão, entre elas, Piquet Carneiro.