Quixadá: A venda e o consumo de bebidas alcoólicas vão permanecer proibidas em Quixadá, no Sertão Central, por mais dez dias como forma de evitar eventos com aglomerações, informou a Prefeitura de Quixadá. O novo decreto foi assinado nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Ricardo Silveira e conta com ações mais restritivas para conter o avanço da pandemia do coronavírus no município, como testagem em formato de drive-thru e redução no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Os novos pontos do decreto que entra em vigor a partir desta terça-feira (9) foram decididos pelos médicos e demais profissionais de saúde do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC). Ontem, logo após a reunião em que definiram as decisões que constam no novo decreto, o prefeito Ricardo Silveira gravou um vídeo ao lado do médico infectologista quixadaense, Dr. Francelino de Carvalho, e da secretária de saúde, Benedita Oliveira. “Temos escutado vários profissionais para tomar as decisões certas, então, o trabalho que desenvolvemos é sempre com muita prudência e com muita responsabilidade, a partir de critérios técnicos, não são decisões aleatória, são decisões importantes que precisam ser tomadas visando o bem da população e a garantia da nossa saúde”, destacou Ricardo Silveira.
Conforme a Prefeitura de Quixadá, a restrição do consumo e venda de bebidas alcoólicas na cidade permanece depois de médicos e profissionais de saúde que atuam no Comitê, concluírem que a iniciativa provocou um efeito positivo no combate às aglomerações. Para tornar a ação ainda mais eficaz a Prefeitura prevê multa pessoal, em caso de flagrante do consumo e da venda de bebidas, que pode variar de R$ 100 a até R$ 1.000, seja ela em via pública ou mesmo em residências. No caso de flagrante em casa particular, a multa vai para o proprietário do imóvel, já o estabelecimento que for flagrado vendendo bebidas será autuado e o alvará de funcionamento poderá ser suspenso por até 30 dias.
Entre as novas ações anunciadas por Ricardo Silveira está ainda a testagem por meio de drive-trhu na população com distribuição de máscaras, a divulgação mais intensa das medidas educativas por meio de carro de som volante e a distribuição de kits com medicamentos medida considerada importante por médicos do CEEC. O horário de funcionamento das atividades econômicas passa a ser somente até às 17h, todos os dias, devendo os comércios fecharem a partir deste horário, até às 5h da manhã do dia seguinte. Restaurantes e demais estabelecimentos para alimentação permanecem fechando no horário já previsto para os sábados e domingos: de 15h às 5h do dia seguinte. O toque de recolher também permanece inalterado, das 20h às 5h do dia seguinte de segunda à sexta, e a partir das 19h até às 5h do dia seguinte aos fins de semana.
O prefeito de Quixadá não descartou o lockdown, mas entende que as medidas colocadas em prática até o momento, estão apresentando resultados positivos. Para ele, a principal maneira de ter êxito no enfrentamento da doença será contar com a conscientização da população. “A colaboração da população é importantíssima, estamos fazendo de tudo para não decretar o Lockdown, mas precisamos contar com esse apoio. As medidas que estamos tomando de nada vão adiantar se não tivermos a conscientização das pessoas”, pontuou o prefeito.