História de Antônio Conselheiro integra atividades do Sesc durante evento cultural em Quixeramobim

compartilhar no:
História de Conselheiro será contada através de ações do Sesc em semana cultura (Foto: divulgação)

Quixeramobim: O Sesc Quixeramobim participa, até o dia 13 de março, do evento Conselheiro Vivo, que acontece na cidade e ressalta a memória e as novas imaginações que se ligam a Antônio Conselheiro, quixeramobiense, líder do movimento de Canudos. Em sua 17ª edição, é a primeira vez que o evento acontece de forma totalmente online, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Com o tema “Em defesa da vida e da democracia em tempos de pandemia e negacionismo”, serão apresentadas palestras, formações, diversos painéis e ainda encontros musicais. Há mais de 10 anos o Sesc Ler atua como agente colaborativo dessa ação por meio dos seus projetos educacionais e culturais. Para esta edição, a Instituição participa com contações de histórias por vídeos que serão disponibilizados aos alunos do Sesc Ler e para toda rede municipal e estadual de ensino do município de Quixeramobim.

“Temos nas instalações do Sesc Ler a Biblioteca que leva o nome de Antônio Conselheiro e durante toda a programação do evento vamos desenvolver as contações de história no tocante a perspectiva conselheirista, e essas histórias fazem parte das atividades da Biblioteca Sesc Antônio Conselheiro. Além disso, estar sobre a tutela do Sesc Ler Quixeramobim um número significativo de acervo literário conselheirista do Brasil contendo importantes obras, revistas e objetos ligados à história de Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos” explica a diretora escolar do Sesc Ler Quixeramobim, Leni Oliveira.

Além da contação de histórias, o Sesc Ler realizou um pré-evento, no dia 02 de março, com a realização da palestra a História de Antônio Conselheiro numa perspectiva Literária, que por meio do Projeto Formação Continuada de Professores, proporcionou a formação de 100 professores da rede municipal de ensino e do Sesc Ler. O evento é uma realização coletiva. Além do Sesc Ler, participam também a ONG IPHANAQ, Prefeitura Municipal de Quixermobim, Aquiletras, Casa de Saberes Cego Aderaldo/Secult-CE, com apoio do Sindicato dos Servidores – SINDSEQ.