Data Magna do Ceará: entenda o motivo do feriado e saiba o que abre e o que fecha nesta quinta (25)

compartilhar no:
IMAGENS DA CIDADE DE REDENCAO (Foto: prefeitura de Redenção)

O estado do Ceará terá feriado nesta quinta-feira (25) em função da Data Magna, data em que se relembra a abolição dos escravos no território cearense. O feriado não é ponto facultativo, como muitos confundem. Pelo contrário: faz parte do calendário de datas cearenses aprovado em 6 de dezembro de 2011, em forma de lei na Assembleia Legislativa do Ceará.

Em função do decreto estadual em vigor até o próximo domingo (28), que determina as políticas de isolamento social rígido, muitos serviços no estado estarão ainda funcionando com limitações. Somente aqueles de categoria essencial deverão permanecer em aberto.

A prefeitura de Quixadá, por exemplo, estará fechada por força do decreto. O funcionamento de parte das atividades deve retornar na sexta-feira (26), mas o atendimento ao público continua suspendo, em função das medidas de segurança sanitária. Parte dos serviços está sendo executado mediante trabalho remoto.

Em todo o Ceará, os supermercados continuarão funcionando normalmente, já que fazem parte dos serviços de categoria essencial. Farmácias e drogarias poderão ter um regime de horário de funcionamento mais restrito, já que poderá considerar o feriado.

Lojas da Enel em todos os municípios e as agências bancárias não funcionarão nesta quinta. No caso da Enel o atendimento será mantido pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

As lotérias, assim como as farmácias, tiveram decretado ponto facultativo pelo Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Ceará (Sindiloce). A orientação do órgão é que o empresário faça o acordo com os funcionários.

Os transportes intermunicipal, como as topiques e vans, deverão funcionar mas em horários mais restritos. As agências dos correios em todo o Ceará também estarão fechadas.

Saiba mais sobre o feriado

Neste dia 25 de março é celebrada a Data Magna do Ceará, feriado instituído em 6 de dezembro de 2011, por lei estadual publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O dia é feriado em todo o território cearense e celebra a abolição dos escravos no Ceará. A província foi a primeira do Brasil a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884. No Ceará, a abolição aconteceu quatro anos antes do restante do País. A famosa Lei Áurea foi sancionada em 13 de maio de 1888 e acabou invisibilizando uma série de personagens e setores da sociedade que lutaram por anos antes da conquista.