Após dois dias presa, justiça solta mulher que atendia pacientes como falsa médica em Itatira

compartilhar no:
Posto de Saúde onde a médica atuava: ela trabalhava com um falso registro profissional (Foto: divulgaçao)

Região Central: Apenas dois dias depois de ser presa, a Justiça Estadual do Ceará resolveu soltar uma mulher de 50 anos que se passava por falsa médica na cidade de Itatira, no Sertão Central. A prisão aconteceu na última quarta-feira (10) mas na última sexta-feira (12)a mulher foi solta. Na justificativa, o juiz autor da decisão afirmou que embora tenha cometido um crime ao se passar por profissional de medicina, “os delitos imputados foram cometidos sem violência ou grave ameaça”.

Vanessa Maria Sampaio Goulart possuía um documento falso de uma médica de São Paulo. O crime foi descoberto após uma investigação e a mulher foi presa em flagrante, enquanto atendida em um posto de saúde da comunidade de Lagoa do Mato, zona rural de Itatira. A decisão de soltura partiu da Vara Única Criminal da cidade de Canindé, que fica vizinho à Itatira. Nos autos, o magistrado afirmou que a liberdade da acusada não coloca em risco a ordem pública.

“Não há nos autos qualquer indício que pudesse levar este Juiz a concluir que a liberdade da acusada irá pôr em risco a ordem pública. Em consulta processual, verifico que a presa responde a um único processo criminal, análogo ao presente, ainda tramitando na Comarca de Chorozinho, sendo pois tecnicamente primária”, disse o juiz na sentença.

Ela pagou uma fiança correspondente a quase R$ 6 mil salários e não deverá deixar de comparecer à Comarca de Canindé por mais de oito dias, tendo que comparecer, obrigatoriamente, a todos os atos e trâmites do processo criminal.

Relembre o caso

O Revista Central noticiou o caso da falsa médica na semana passada. Vanessa Maria Sampaio Goulart foi presa dentro do consultório, no momento em que realizava atendimento sem registro profissional, receitando um medicamento a um paciente. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) ela já estava consultando havia dois dias, e seu processo de contratação vinha sendo feito pela Prefeitura de Itatira.

“Com os documentos da infratora em mãos, os investigadores constataram que a mulher utilizava o cadastro de outra profissional da saúde, que é médica em São Paulo”, disse a SSPDS-CE. O órgão ainda detalhou que Vanessa Maria é reincidente por atuar ilegalmente como médica e já respondeu por falsidade ideológica em Pindoretama.