Nesta última quinta-feira, 25, às 16h19 UTC (13h19, hora local), um tremor de terra, de magnitude preliminar 1.6 mR, foi registrado na região do município de Quixeramobim, no estado do Ceará.
No início deste ano, mais precisamente no dia 15 de janeiro, dois tremores, de magnitudes preliminares 2.0 e 2.1, foram registrados no município. De acordo com os próprios moradores da região, diversas localidades relataram ter escutado um barulho similar a uma explosão, enquanto poucas pessoas informaram ter sentido o evento sísmico. Além dos dois eventos maiores, outros cinco tremores, de magnitudes inferiores a 1.0, também foram registrados em Quixeramobim. Todas as informações sobre o evento desta quinta-feira (25) foram repassadas para a Defesa Civil responsável pelo município cearense.
O Laboratório Sismológico da UFRN, no ano de 2019, instalou uma rede sismográfica local para acompanhar a evolução da atividade sísmica na região no primeiro semestre daquele ano. No período entre 18/03/2019 e 01/06 foram registrados mais de mil tremores de terra no município. O Laboratório Sismológico permanece monitorando e divulgando todo o trabalho feito na região de Quixeramobim, como também nas demais localidades da região Nordeste.