No primeiro dia do início da quadra chuvosa, Ceará registra chuva em apenas sete municípios

compartilhar no:
Céu claro em pleno janeiro e com reservatório em estado crítico, a fé do sertanejo é a principal fonte (foto: RC)

Quixadá: Fevereiro marca oficialmente o início da quadra chuvosa no Estado. E no primeiro dia do início do período aguardado com chuva, o que se viu foi justamente o contrário: quase nada de chuva pelo Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas foram registradas chuvas em apenas 9 município.

A maior delas não passou dos 9.8 mm, e foi em Quixeré. Quixadá, no Sertão Central, aparece logo em seguida, como a segunda cidade com a maior pluviometria das últimas 24 horas: 9 mm. Jericoacoara teve uma chuva de apenas 5.5 mm. Os dados são atualizados até o meio-dia, quando o boletim das chuvas é definitivamente fechado pela Funceme.

Embora sejam consideradas como as maiores chuvas, o que se vê, na prática, é que choveu muito pouco, um sinal um tanto preocupante para quem aguardava o início de fevereiro para ver a chuva começar a cair com mais força. Para a Funceme esse cenário não é nenhuma novidade.

O prognóstico elaborado pela órgãos de meteorologia cearense indica 50% de probabilidade para chuvas abaixo da média para o trimestre fevereiro, março e abril de 2021 no Estado como um todo. O estudo divulgado no mês passado aponta ainda 40% de chances de precipitações em torno da normalidade e 10% na categoria acima da normal climatológica.