A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) informa que, desde ontem (segunda-feira), estará aberta licitação, na modalidade concorrência, para o sistema de transporte rodoviário intermunicipal do Estado. Em uma das áreas de operação que será licitada, encontra-se Jericoacoara, que é um dos principais pontos turísticos do Estado a nível mundial.
O objeto da licitação será a operação dos serviços de transporte rodoviário nas regiões do Maciço de Baturité e do litoral oeste (lotes 2 e 5). Os estudos acerca do processo licitatório foram elaborados pela Coordenadoria de Transportes da própria Agência Cearense e submetidos à audiência pública por todo o último mês de setembro, período em que a minuta do edital ficou aberta para consulta e os técnicos receberam contribuições para aprimorá-la.
A abertura das propostas está prevista acontecer no dia 26 de janeiro de 2021, às 09h.
Conforme o presidente do Ente Regulador, Hélio Winston Leitão, o processo de licitação que envolve as referidas áreas demandou tempo e muita dedicação dos técnicos, uma vez que totalizam, juntas, 47 municípios e 43 linhas. “Nos estudos, foram levados em consideração, entre outros pontos, a extensão entre cada secção e a frequência diária de viagens, além do tempo de duração. No caso do lote 5, os trabalhos necessitaram de um planejamento ainda maior, pois temos cidades como Camocim, Paracuru e Jijoca de Jericoacoara, que são três grandes polos turísticos, sendo Jeri, inclusive, classificada em terceiro lugar entre os melhores destinos do mundo”, complementa Winston.
Os interessados em consultar o edital poderão fazê-lo clicando AQUI.
Veja os municípios
Municípios: Acaraú, Amontada, Aracapé, Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Barreira, Baturité, Bela Cruz, Camocim, Capistrano, Choró, Cruz, Dep. Irapuan Pinheiro, Granja, Guaramiranga, Ibaretama, Ibicuitinga, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Milhã, Miraíma, Mombaça, Morrinhos, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Santana do Acaraú, São Luíz do Curu, Senador Pompeu, Solonópole, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.