A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura, iniciou a entrega de 4.455 kits de pesca para 38 municípios cearenses na última sexta-feira (18). A solenidade ocorreu no município de Caridade, no Território dos Sertões de Canindé, e obedeceu às normas de segurança do Governo do Ceará no combate à pandemia da Covid-19. Ao todo, 135 pescadores artesanais da Colônia Z-57 foram contemplados com a política pública que representa um estímulo à atividade produtiva e mais segurança alimentar às famílias de pescadores.
“A mudança para todos esses pescadores será grande porque nem mesmo o mercado tradicional tinha esse material para que pudéssemos comprar”, relata Pedro Oliveira do Santos, presidente da Colônia de Pescadores Z-57. “Tenho certeza que esse foi o presente de Natal que todos queriam. Junto à entrega dos alevinos em nossos reservatórios pelo Projeto de Peixamento, o pescador tem tudo para iniciar um novo ano e com muito mais esperança”.
Cada kit inclui ½ kg de duas carretas de nylon n. 0,20 mm, duas peças de linha de nylon 1,00 com 100 metros, cinco quilos de chumbo, um saco com 100 bolas e uma peça ou panagem em nylon 0,20 mm com 100 metros. Os municípios contemplados com os kits de pesca são: Caucaia, Aquiraz, Maranguape, Chorozinho e Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza; Várzea Alegre, no Cariri; Beberibe, no Litoral Leste; Cariús, Jucás, Quixelô, Cedro, Catarina e Icó, no Centro Sul; e Ipu, na Serra da Ibiapaba.
Além destes: General Sampaio, Umirim, Miraíma, Pentecoste e Irauçuba, no Litoral Oeste/ Vale do Curu; Granja, no Litoral Norte; Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama e Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe; Boa Viagem, Caridade e Canindé, nos Sertões do Canindé; Tauá, nos Sertões dos Inhamuns; Novo Oriente, Hidrolândia, Crateús e Santa Quitéria, nos Sertões de Crateús; Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú e Choró, no Sertão Central; Varjota e Forquilha, nos Sertões de Sobral; e Baturité, no Maciço de Baturité.
“Esta entrega é um reconhecimento do Governo do Ceará pela união de todos vocês, vocês estão de parabéns. Mesmo num período difícil como esse (de pandemia), o governador Camilo Santana vem trabalhando para que não falte o apoio aos pescadores artesanais do nosso Estado”, saudou o secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Antônio Nei de Sousa. Além da entrega dos kits, os pescadores de Caridade já foram atendidos com a entrega de alevinos pelo Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 no mês de novembro.