Prefeitura de Banabuiú deve investir quase meio milhão de reais em 2021 no Hora de Arar

compartilhar no:
Tratores fazem o trabalho de aragem das terras dos agricultores sem cobrar nada pelo serviço

Região Central: A Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Banabuiú concluiu o cadastramento de famílias para que possam ser atendidas pelo Hora de Arar. O Programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Banabuiú executada com recursos próprios, sem emendas e sem repasses parlamentares. Este ano a estimativa é que quase meio milhão de reais sejam investidos.

De acordo com a pasta, técnicos e funcionários da secretaria realizaram visitas pela zona rural para fazer o cadastramento. Eram avaliadas as condições de cada família, verificado se elas possuem vínculo com ações da agricultura familiar e em seguida fazem o cadastro. O documento é o que garante que cada família tenha direito a até duas horas de aramento de terra.

Conforme a Secretaria de Agricultura, um total de 75 localidades foram atendidas ao todo pelas equipes de técnicos. As visitas começaram no fim de novembro e seguem e foram concluídas esta semana. O balanço final da quantidade de cadastramentos feitos e, por consequência, do total de famílias que serão beneficiadas, só deve ser divulgado na próxima quarta-feira (9), mas a estimativa de Glauco é que cerca de 1.000 documentos sejam processados para garantir o direito de agricultores terem as terras aradas.

Essa semana, em um encontro com agricultores realizado em um salão amplo do Complexo Municipal de Banabuiú e respeitando as regras de distanciamento, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, disse que este para o ano, cerca de R$ 480 mil sejam investidos na execução do Programa, que em 2021, chegará a sua 5ª edição consecutiva. “O sertanejo só tem vida de qualidade quando ele tem a mesa farta, quando ele tem batata, feijão, milho. E nós estamos ajudando nisso. Não é recurso do Estado, nem da União, é dinheiro da prefeitura destinado aos agricultores que precisam”, acrescentou Edinho Nobre.

De acordo com o secretário interino de agricultura, Glauco Fausto de Brito, a produção de cadastros foi considerada exitosa. “No ano passado nós fizemos cerca de 1.600 cadastros, e foram atendidos praticamente todos. É um trabalho muito importante para o homem do campo, a equipe está muito empenhada, temos trabalhado até a chegada da noite para não deixar as famílias que necessitam da iniciativa, sem serem beneficiadas”, disse Glauco. O secretário ainda frisou que as visitas técnicas tem sido realizadas com organização e seguindo medidas de segurança contra o coronavírus.

O Hora de Arar não cobra nada dos agricultores, ou seja, o serviço é gratuito. Toda a demanda é custeada pelo Governo Municipal de Banabuiú. Em contrapartida, e de forma espontânea, os beneficiados são convidados a doar sementes para compor o banco de sementes da Secretaria e para que possa ser distribuída através de outras iniciativas, como o Hora de Plantar.