Quixeramobim: Um transplante de fígado foi realizado na última semana por uma equipe do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). O translado do órgão ocorreu com a ajuda de uma equipe médica por meio de um helicóptero. A equipe médica do hospital comemorou a ação.
De acordo com o HRSC o fígado foi transplantado de um paciente que estava internado na unidade, para outro paciente. A origem e o nome do paciente que receberá o órgão não é divulgada por questões de condulta ética da medicina. Nem mesmo o hospital para onde o fígado foi levado, chegou a ser informado por questões de segurança.
Uma operação de segurança aérea e médica foi montada para o sucesso do transplante. O órgão foi levado em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Dois médicos e uma enfermeira da Central de Transplantes do Estado participaram da operação.
O HRSC conta com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, que é formada por uma equipe multiprofissional responsável por conduzir todo o processo que antecede a doação: notificação do potencial doador, manutenção do estado clínico do doador e entrevista familiar.
“É muito importante que todos nós possamos manifestar em vida o desejo de ser um doador, para que nossa família esteja ciente e possa autorizar a doação de órgãos”, destaca a enfermeira integrante da CIHDOTT, Gabriela Bandeira.