Quixadá: Em cerimônia realizada virtualmente, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, encerrou oficialmente as atividades da turma do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde de Quixadá. Iniciada em 2017, a capacitação reuniu profissionais de 6 turmas que atuam em 19 distritos da cidade.
A ESP/CE está entre as sete escolas de saúde pública do país autorizadas a certificar profissionais dessa categoria e que já concluíram turmas nessa modalidade de formação. Desde 2005, já são mais de 13 mil profissionais de nível médio capacitados como técnicos. Além de Quixadá, outros municípios como Fortaleza, Tauá, Iguatu e Horizonte já receberam a qualificação.
A turma de Quixadá foi lançada ainda em março de 2017. Mesmo no contexto da pandemia do coronavírus, o curso teve segmento e manteve suas atividades de forma remota. A conclusão ocorreu nesta segunda-feira (21). Ao todo 136 ACS do município concluíram uma importante etapa da sua formação profissional.
A Diretora designada de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Geni Carmem Clementino, ressalta a relevância da capacitação para os ACS do Ceará. “Eles tiveram que enfrentar desafios, problemas pessoais, uma pandemia. E essa turma permaneceu firme, sempre entendendo a importância da formação para o trabalho que exerce em seus territórios”, destacou.
O curso possui carga horária de 1.800 horas distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de estágio supervisionado. Participam da formação, profissionais de nível médio da rede estadual ou municipal de Saúde. Segundo a coordenação da iniciativa, as vagas são distribuídas para os gestores dos municípios, que alinham as propostas de participação diretamente com os profissionais interessados na capacitação.
O projeto tem como desafio seguir com a capacitação e profissionalização dos primeiros Técnicos de Agente Comunitários de Saúde do estado. A proposta visa qualificar suas atuações profissionais, fortalecendo-os enquanto categoria profissional, além de potencializar seus papeis no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.