Região Central: A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realiza, nesta quinta-feira (26), a já tradicional Reunião de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e do Banabuiú. Na ocasião, serão analisadas as vazões operadas previstas para 2020.2 nos maiores açudes do Estado- Castanhão, Orós e Banabuiú – levando em consideração os parâmetros aprovados no XXVII Seminário de Alocação, ocorrido no dia 29 de junho.
Em virtude das recomendações das autoridades de saúde, o encontro vai ocorrer de forma virtual. Mesmo de forma remota, a reunião de acompanhamento vai mobilizar a comissão de acompanhamento de seis Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs) do Ceará: Baixo, Médio e Alto Jaguaribe, Salgado, Banabuiú e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Todos os dados técnicos de operação dos reservatórios serão apresentados pela equipe técnica da Cogerh. Para o diretor de Operações da Cogerh, Bruno Rebouças, a reunião é uma espécie de “prestação de contas” para a sociedade sobre como está sendo feita a operação nos três maiores reservatórios do Estado.
Esta é a segunda reunião de acompanhamento da operação dos Vales do Jaguaribe e do Banabuiú realizada este ano. A primeira ocorreu no último dia 23 de setembro e, de acordo com os dados apresentados pela equipe técnica da Cogerh, a vazão média operada nos reservatórios encontrava-se dentro dos parâmetros aprovados pelos Comitês de Bacia.
Hoje, os três maiores açudes do estado encontram-se com os seguintes volumes acumulados: Castanhão – 12,22%; Orós– 22,17%; Banabuiú – 12,42%.