Eleições 2020: Quixadá, Canindé, Piquet Carneiro, Madalena e Pedra Branca registram pesquisa para prefeito

compartilhar no:

Na reta final das eleições de 2020, a estratégia em alguns municípios tem sido trabalhar a partir de dados de pesquisas que indicam quem é o preferido dos candidatos a prefeito em cada cidade. Um levantamento feito na manhã desta quarta-feira (4) pelo Portal Revista Central, mostra que cinco cidades do Sertão Central registraram pesquisas sobre intenção de voto para o cargo majoritário.

As pesquisas foram registradas em Quixadá, Canindé, Madalena, Piquet Carneiro e Pedra Branca. O levantamento foi realizado pelo Portal no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que certifica como legal as pesquisas que estão devidamente registradas e aptas de terem seus resultados divulgados, caso os seus encomendadores queiram.

Quatro empresas aparecem no sistema do TSE como autoras do trabalho nas cinco cidades: Vinder Pesquisas, Realtime Bigdata, Alternativa Dados e Zaytec Brasil, sendo esta última a única que faz pesquisas em duas cidades diferentes: Quixadá e Piquet Carneiro. O levantamento considerou as pesquisas encomendadas pelas cidades do Sertão Central no período compreendido de uma semana.

Os dados levantados em Pedra Branca pela Vinder Pesquisa custaram R$ 10 mil e deverá ter o seu resultado divulgado nesta quarta-feira (4). Quase 700 pessoas foram ouvidas e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa em Canindé foi uma das mais recentes registradas: conforme os dados do TSE, a Real Time Bigdata registrou a pesquisa nesta terça (3) e o resultado deve sair no dia 9. Serão ouvidas 400 pessoas, conforme a pesquisa.

O resultado das pesquisas em Madalena, Quixadá e Piquet Carneiro deverão ser divulgadas somente no próximo dia 7 de novembro. A pesquisa feita nestes três municípios foi também a que custou mais caro entre as cidades da região na última semana: o preço varia, em média, entre R$ 20 mil.