Quixadá: A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), deflagrou a terceira fase da operação Carrocinha II, no Sertão Central cearense. As investigações foram conduzidas pela Delegacia Regional de Quixadá que subsidiaram os trabalhos ocorridos na manhâ desta sexta-feira (6). Um total de R$ 31 mil em espécie e 9,5 quilos de drogas foram apreendidos pelas equipes policiais logo nas primeiras horas de hoje. O balanço da operação foi divulgado através de nota enviada à imprensa pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
Cinco pessoas foram presas por força de mandados de prisão preventiva por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. Outros 15 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em bairros do município que integra a Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Ceará.
Francisca Taysa Anjos da Silva (22), com passagem por posse irregular de arma de fogo e por uso de entorpecentes; Antônio Françoar Soares Maciel (26), com antecedentes criminais por roubo, posse irregular e porte ilegal de arma de fogo, ameaça no contexto de violência doméstica e uso de entorpecentes; Francisco Lucas Pinheiro da Silva (27), com passagem por uso de entorpecentes; Damião Alves de Oliveira (39) e Katriel Batista do Nascimento Fernandes (24) foram capturados durante a operação.
As equipes cumpriram as ordens judiciais nos bairros Alto São Francisco, Campo Novo, Residencial Raquel de Queiroz, Irajá e Triângulo, em Quixadá. Mandados também foram cumpridos em uma unidade do sistema prisional do Estado contra João Marcos Pinheiro de Sousa (24), que responde por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e posse irregular de arma de fogo; e Antônio Ednardo Anjos da Silva (32), que responde por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo.
Katryel Batista também foi autuado em flagrante com Francisco Kaique da Silva Marinho (23) em posse de drogas, munições e diversos materiais de origem ilícita. Em diligência por imóveis nos bairros Campo Velho e Alto do São Francisco, os policiais apreenderam 6,8 quilos de maconha, 2,2 quilos de cocaína, 490 gramas de crack, 20 munições calibre 32, 19 munições de calibre 12 e nove munições de calibre 38. Além disso, foram apreendidos uma balança de precisão, celulares, uma prensa hidráulica de 30 toneladas e outros materiais utilizados na atividade ilícita. Os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de munição de arma de fogo.
O que é a operação?
A Operação Carrocinha II teve a sua primeira fase deflagrada no dia 19 de maio, nas cidades de Quixadá e Banabuiú. As ações dos investigadores resultou na captura de oito pessoas, em prisões decorrentes de mandados judiciais e flagrantes. Ainda houve prisões em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma de fogo/munição de uso permitido.
As ações da operação já duram um total de 11 meses. Neste período, tanto em Quixadá, Banabuiú como também em Choró, já foram presos até o momento um total de 27 envolvidos. Foram realizados vários flagrantes e apreendão de uma quantidade expressiva de drogas.
O objetivo da ofensiva policial era desarticular um grupo responsável por negociar drogas nos municípios do Sertão Central. As apurações policiais da Delegacia Regional de Quixadá iniciaram no final de 2019 e resultaram nos cumprimentos de mandados de prisão, de busca e apreensão, além de prisões em flagrante, contra suspeitos de integrarem a associação criminosa.