Região Central: pelo menos 15 ex-prefeitos que já passaram pelas prefeituras das cidades do Sertão Central, estão na relação de ficha-suja enviada essa semana pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao Ministério Público Eleitoral (MPE). A lista contém os nomes de ex-gestores e ex-prefeitos e vices que tiveram a prestação de contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE) e que por essa razão, ficam impedidos de se candidatarem novamente.
A contagem foi realizada pelo Portal Revista Central com base na lista divulgada pelo TCE essa semana. No levantamento, o Portal considerou apenas a pesquisa pelos gestores que passaram pelos municípios nos últimos 3 mandatos, ou seja: 2008, 2012 e 2016. A equipe não considerou a data do período transitado do processo a qual os ex-gestores são alvos.
Conforme o levantamento, dos 18 municípios que compõem a região Centro do estado, oito possuem ex-prefeitos que estão com ficha-suja, enquanto nas outras noves cidades restantes, não constam na lista nomes de ex-prefeitos de 2008 até 2016 com algum tipo de processo. De acordo com o TCE, em todo o Ceará 3.036 pessoas que tiveram suas contas desaprovadas. São secretários, vices, cargos de confiança além de ex-prefeitos. No total, são 5.279 processos, sendo 5.225 no âmbito municipal e 54 no âmbito estadual.
Essa lista é enviada anualmente pelos tribunais regionais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que com as informações de improbidade administrativa em mãos, conseguem barrar a emissão legal de documentação para aqueles gestores que desejam se candidatar novamente a prefeito ou vice, mas que tiveram as contas rejeitadas. Com isso, o registro de candidatura não sai e o candidato fica impugnado.
A relação seria enviada até o dia 26 de setembro, conforme o TCE, mas o envio acontceue essa semana. Até lá a corte de contas cearense disse que vai continuar atualizando diariamente a lista. Isso significa que nomes que ainda não constam na relação, podem surgir nos próximos dias.
Veja a relação das cidades, considerando nomes de prefeitos e ex-prefeitos dos anos de 2008, 2012 e 2016, que tiveram os nomes divulgados e que estão impedidos de se candidatarem:
Banabuiú
Não possui ex-prefeitos na lista
Boa Viagem
Não possui ex-prefeitos na lista
Canindé
Manuel Cláudio Pessoa Cardoso
Francisco Celso Crisóstomo Secundino
Caridade
Francisco Júnior Lopes Tavares
Simone Tavares
Choró
José Antônio Rodrigues Mendes
Deputado Irapuãn Pinheiro
Não possui ex-prefeitos na lista
Ibicuitinga
José Edmilson Gomes
Francisco Ailton Pinheiro Maia
Ibaretama
Não possui ex-prefeitos na lista
Madalena
Zarlul Kalil Filho
Milhã
Não possui ex-prefeitos na lista
Itatira
Não possui ex-prefeitos na lista
Paramoti
Marcos Aurélio Mariz Santos
Eduardo Feijó Santos Júnior
Pedra Branca
Não possui ex-prefeitos na lista
Piquet Carneiro
Expedito José do Nascimento
Quixadá
Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro
João Hudson Bezerra
Quixeramobim
Cirilo Antônio Pimenta Lima
Senador Pompeu
Antônio Teixeira de Oliveira
Solonópole
Não possui ex-prefeitos na lista