Famílias de Jati que evacuaram área de risco são autorizadas a voltar às suas casas

compartilhar no:
Obras na barragem seguem mas moradores já podem retornar. (Foto: Antônio Rodrigues)

As cerca de 2 mil pessoas que evacuaram a área de risco no município de Jati, no interior do Ceará, após o rompimento em uma barragem que faz parte da Projeto de Integração do São Francisco (Pisf), já estão retornando às suas casas. A autorização foi dada pelo ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho. O retorno às residências na área que precisou ser evacuada estava autorizado desde a tarde da última terça-feira (25).

“Comunico que as famílias de Jati- CE já podem retornar às suas residências. Autorizamos o retorno após avaliações criteriosas que atestaram a segurança da barragem. Todas as medidas para garantir a segurança da população foram tomadas, seguindo orientação do presidente Jair Messias Bolsonaro”, disso o ministro em sua rede social Facebook, acompanhado de um vídeo em que fornece detalhes sobre o plano de segurança.

Anteriormente previsto para ficar pronto em um prazo de dez dias, os trabalhos na recuperação do duto que se rompeu na barragem de Jati ocorreu após 72 horas, permitindo que os moradores já possam retornar ao lar, no entanto, o restante dos trabalhos de engenharia na área ainda continuam.

No vídeo, o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) afirmou que o grau de emergência da obra passou de 3 para 2, viabilizando a reapropriação da área evacuada. “Tomamos as providências necessárias para a população ser assistida e determinamos o trabalho de recomposição da barragem. Passadas 72 horas do evento, a população pode voltar às suas residências. Mais de 50% da obra já foi feita”, garantiu o ministro.

O acidente foi registrado no fim da tarde da última sexta-feira (21) e desde então a área em um raio de 2 km no entorno da barragem tiveram de deixar suas casas. O aviso de evacuação foi feito por carro de som e por agentes da Defesa Civil porta a porta. As famílias ficaram alojadas em prédios públicos e hotéis.