Aulas da rede pública estadual retornam nesta segunda (3) de forma ‘online’; Camilo sinaliza retorno presencial em Setembro

compartilhar no:
Fachada do Liceu de Quixadá: aulas remotas por enquanto, afirma Seduc (Foto: Sistema Verdes Mares)

As aulas na rede pública estadual de ensino retornam nesta segunda-feira (3). Considerando a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social para contenção do novo Coronavírus, todas as escolas iniciarão este período letivo exclusivamente de forma remota, seguindo um planejamento de ações com o intuito de preservar o processo de ensino e aprendizagem de maneira segura. As aulas presenciais só voltarão após divulgação de decreto governamental autorizando e normatizando a retomada destas atividades.

Na primeira semana de agosto, tempo que antecede a volta às aulas, as escolas realizam uma nova Jornada Pedagógica, com o objetivo de planejar o que deve ser posto em prática ao longo do semestre, otimizando as estratégias desenvolvidas nos campos pedagógico e administrativo. Em função das aulas remotas para evitar aglomerações a Seduc vai exibir em emissoras locais conteúdo complementar com teleaulas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio graças a uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Fundação Roberto Marinho.

Em relação à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Seduc tem um conjunto de ações programadas para o segundo semestre. A plataforma Enem na Rede disponibilizará aulas em vídeo, além de materiais estruturados com teoria e exercícios referentes aos temas, sendo o material aberto e gratuito. A ação é resultado do empenho voluntário de professores da rede. O acesso se dará por meio das plataformas Aluno Online e Professor Online. Por outra via, o Concurso de Redação Enem Chego Junto Chego a 1.000, promovido pela Seduc em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), busca motivar a prática da escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo e desenvolver as competências exigidas no Exame para a prova de Redação.

Retorno sinalizado

Apesar da confirmação oficial por meio da Seduc de que as aulas retornam de forma remota neste segundo semestre, durante uma live neste sábado (1º) o governador Camilo Santana anunciou que estuda o retorno das aulas presenciais de escolas e universidades em Fortaleza na primeira semana de setembro. “Ficou decidido que as escolas e universidades, públicas e privadas, não deverão retornar as aulas presenciais ainda no mês de agosto, com previsão de retorno apenas no início de setembro, se a situação epidemiológica permanecer favorável”, destacou o petista.

“Ao longo das próximas semanas, as equipes definirão de que forma ocorrerá esse retorno: fases, formato e protocolos a serem seguidos. Reforço o que tenho dito. Sempre buscaremos fazer tudo com muita prudência e responsabilidade, para evitar que tenhamos um novo aumento de casos e óbitos”, complementou. O prefeito Roberto Cláudio falou sobre a necessidade de protocolos nas escolas e medidas de biossegurança envolvendo alunos e colaboradores.