Atendimento especializado a bebês prematuros e recém-nascidos vira referência no HRSC de Quixeramobim

compartilhar no:
Fachada do Hospital Regional do Sertão Central

Quixeramobim: a Neonatologia é o ramo da pediatria que se dedica ao estudo do feto e do recém-nascido durante e após seu nascimento até o 28º dia de vida. O médico que atua nesta área se atenta aos cuidados específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários.

Pois esse ramo da pediatria se tornou um serviço de destaque prestado a cerca de 20 municípios do Sertão Central e da região do Maciço de Baturité graças ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), que fica na cidade de Quixeramobim. Com a implantação e o fortalecimento do serviço de Neonatologia, o HRSC consegue suprir a necessidade de cuidados dos recém-nascido da Região de Saúde Sertão Central. “A equipe da unidade fornece atendimento seguro e diminui a necessidade de transferências do interior para Fortaleza. Dessa forma, colaboramos para a redução da demanda dos hospitais terciários da capital”, reforça a coordenadora médica do serviço de neonatologia, Gabrielle Machado.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o serviço de Neonatologia ofertado no HRSC adapta-se ao perfil de pacientes da região para atender a demanda que chega ao hospital, garantindo um melhor atendimento e maior grau de resolutividade. presta um atendimento de alta complexidade para os recém-nascidos, contando com 10 leitos de UTI Neonatal e 16 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários.

Marcilene e as filhas gêmeas: alta depois de nascerem prematuras e passarem 40 dias no HRSC (Foto: Thiago Conrado)

“A prematuridade é a nossa principal causa de internamento em unidade de neonatal, seguido pelos distúrbios do aparelho respiratório, além da icterícia, que é quando o bebê fica com a pele amarelada e precisa fazer tratamento com luz contínua, hipoglicemia, sífilis, entre outras causas. O HRSC dispõe de estrutura adequada e equipe especializada para oferecer uma assistência de qualidade para os recém-nascidos da região”, afirma a coordenadora do serviço de Neonatologia, Fábia Souza.

Um exemplo da excelência deste serviço está na vida da dona de casa Marcilene Sales de Medeiros, 40 anos. As filhas gêmeas, Leila e Leiliane, nasceram prematuras de 34 semanas no município de Cedro. Pela condição, precisaram de um atendimento especializado. No HRSC, as crianças contaram com uma assistência multiprofissional 24 horas por dia. Nesta última quarta-feira (29), mãe e filhas voltaram para casa e agora estão ao lado da família.

“Um dia após elas serem transferidas, eu cheguei ao hospital. Quando vi que minhas filhas estavam sendo muito bem atendidas, me deu um conforto, me deixou mais segura. Tudo o que elas precisaram foi oferecido. Só posso agradecer a toda equipe que cuidou tão bem delas”, disse Marcilene.