Quixeramobim registra maior chuva na região do Sertão Central nas últimas horas

compartilhar no:
Quixadá também registrou chuva nas últimas 24 horas (Foto: Jackson Perigoso)

Região Central: repetindo o cenário da última segunda-feira (6) e confirmando a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), o Ceará voltou a registrar chuvas nesta terça-feira (7). De a cordo com a Funceme, das sete horas da manhã de segunda até às sete da manhã desta terça, choveu em 101 municípios do Ceará. No Sertão Central, foram registradas chuvas em sete cidades.

A maior chuva na região, conforme os dados da Funceme, foi em Quixeramobim, com 56 mm. Boa Viagem foi a cidade que teve a menor pluviometria: apenas 12,5 mm. As outras chuvas na região Centro foram em Canindé (48 mm), Ibaretama (35 mm), Quixadá (32 mm), Itatira (26 mm) e Banabuiú (14 mm). Em todo o Ceará a maior chuva foi em Tejuçuoca, com 138 mm.

Na segunda, em que também choveu no Sertão Central, a Funceme já tinha avisado que “as macrorregiões localizadas no centro-norte do Ceará deverão continuar recebendo chuva até esta terça (7), pelo menos”. A previsão do tempo para quarta-feira (8) indica nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Baixas temperaturas provocaram geada em Ibicuitinga, na zona rural (Foto: divulgação)

Onda de “frio” diferente

Em função das chuvas desde segunda, o clima esfriou na região Centro do Estado e algumas cidades, conhecidas pelas altas temperaturas, registraram índices térmicos que chamaram atenção. Os índices mais baixos foram registrados em Choró e Itatira, com 19º nas primeiras horas desta terça. Deputado Irapuan Pinheiro marcou 22º e todas as demais cidades, como Quixadá e Quixeramobim, marcaram 23º nos termômetros.

Em algumas comunidades, a sensação térmica ficava bem abaixo do que os índices marcavam. Em Pinheiros, zona rural de Ibicuitinga, os moradores registraram uma pequena camada de gelo formada pelo baixos graus térmicos sob folhagens. A cena se espalhou pelas redes sociais e repercutiu na cidade.

E de acordo com o Clima Tempo essas temperaturas devem permanecer pelo menos até a manhã de quarta-feira (8). Entre as 4h e às 6h da manhã de quarta, os índices devem chegar a 17º em Quixadá, Itatira e Choró. Madalena, também no Sertão Central, deve marcar 18º. Já as demais cidades terão temperaturas que variam entre 20º a 21º.