Quixadá contabiliza 26 mortes por coronavírus em junho e encerra o mês com 50 óbitos

compartilhar no:
Junho mostrou ser o mês do pico de mortes em Quixadá (Foto: reprodução/Amazônia real)

Quixadá: o município de Quixadá encerrou o mês de junho com um número triste e preocupante de mortos por coronavírus: foram 26 pessoas que faleceram em função da doença, de acordo com números divulgados pela Prefeitura do município. Durante o mês Quixadá chegou ao total de 50 óbitos provocados pela pandemia do Covid-19.

O levantamento foi realizado pelo Portal Revista Central. Os números falam por si e não deixam dúvidas: junho tem tudo para ser, até agora, o mês de pico da doença em Quixadá. O mês começou com 26 pessoas falecidas vítimas do Covid-19. Naquele primeiro de junho, Quixadá já apresentavam uma alteração nos dados, passava de 24 para 26 mortos.

Aglomeração em filas para casa lotérica e agência da Caixa, em Quixadá, no dia 30 de abril.

Desde então, os números não pararam de subir. As duas primeiras semanas foram as que registraram mais mortes: nos sete primeiros dias de junho, foram nada menos do que 10 mortos e outros sete na segunda semana. A terceira e a última semana do mês foram as mais tranquilas, com cinco óbitos notificados cada.

Na terceira semana de junho, o Portal Revista Central mostrou algo curioso: a terceira semana do mês foi também a que apresentou o maior intervalo de dias sem registrar novas mortes. Foram quatro dias: de 18 a 21 de junho mantendo o número de 45 mortes, um balanço que chegou a tranquilizar a população, levantando a suspeita que a curva por óbitos tinha se estabilizado, mas então, os dados voltaram a subir.

A Prefeitura de Quixadá encerrou o mês com 4.591 casos suspeitos notificados. Deste total, de acordo com a Prefeitura, 2.225 tiveram o diagnóstico positivo enquanto outros 2.362 foram descartados. 1.781 já estão recuperados, 377 em isolamento domiciliar e 17 pessoas estão internadas.

Decretos e medidas estão sendo tomadas, no entanto, as imagens do dia a dia em Quixadá refletem um perigo constante, ao mesmo tempo em que cobram da gestão uma postura mais enérgica diante do aumento avassalador de casos. O prefeito Ilário Marques e a secretária de saúde, Juliana Câmara, pressionados pelos preocupantes índices, tentam adotar ações que possam frear o alastrar da pandemia, mas a julgar pelos dados, não surtiu muito efeito.

Faz bem lembrar que Quixadá é a cidade que detém um grande polo comercial e educacional, movimentando diariamente a cidade, apesar dos decretos de isolamento e das medidas já implementadas pela prefeitura. Paralelo a isso, está a População, que também necessita cumprir à risca a sua parte para tentar contornar as crescentes curvas de óbitos e de números confirmados.