Quixadá: após passar nove dias sem registrar mortes por coronavírus, um intervalo responsável por gerar um fôlego de esperança nos quixadaenses, a Secretaria de Saúde de Quixadá voltou a registrar aumento no número de mortos. Agora, os óbitos somam 61, de acordo com a atualização da noite da última sexta-feira (17). Uma nova atualização deve sair por volta das sete da noite deste sábado (18).
As quases duas semanas sem nova contabilização no número de falecimentos por coronavírus é algo inédito: desde o último dia 10 de maio, quando ultrapassou a marca do único óbito que tinha até então, foi a primeira vez que Quixadá registrou um intervalo tão grande de tempo sem novas mortes.
Conforme o levantamento feito pelo Portal Revista Central com base nas informações fornecidas pela Prefeitura de Quixadá, desde o último dia oito de julho, quando a cidade passou dos 57 para os 60 óbitos, não havia alteração neste dado. A inserção de uma nova morte no sistema de Quixadá só apareceu nesta sexta (17), fazendo o município chegar aos 61 mortos.
Tanto tempo sem novos falecimentos assim, levantou uma onda de esperança entre os quixadaenses. Não é à toa: a cidade aparece na sétima posição entre os municípios do interior que registram o maior número de mortos, entre todos os municípios do Ceará, exceto a Capital e os da Região Metropolitana, de acordo com a atualização deste sábado (18) da plataforma IntegraSUS.
A última atualização mostrou que Quixadá tem um total de 5.617 casos suspeitos notificados. De acordo com os dados da prefeitura, deste número 2.629 (46,80%) correspondem aos casos que foram confirmados, enquanto outros 2.983 (53,11%) foram descartados. O detalhamento ainda diz que existem 2.399 já estão recuperados, 151 em isolamento domiciliar e 18 internados.