Voo pela vida: gêmeas que nasceram em parto arriscado são transportadas em apenas 44 minutos até Quixeramobim

compartilhar no:
As gêmeas foram transportadas em um helicóptero do Ciopaer (Foto: divulgação)

Região Central: graças a um voo de helicóptero, duas bebês gêmeas que tinham nascido prematuramente em um parto arriscado, foram resgatadas e levadas para atendimento médico especializado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) em Quixeramobim. O transporte foi feito por um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) no último sábado, mas a notícia do voo foi divulgada somente nesta terça-feira (23).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as crianças nasceram em casa, no município de Cedro. O parto foi complicado e as duas crianças apresentaram baixo pelo e dificuldades respiratórias, por isso logo depois foram levados para ao hospital municipal de Cedro. Diante do quadro clínico, médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e decidiram acionar o Ciopaer.

O helicóptero da base de Juazeiro do Norte foi acionado e graças a agilidade do meio de transporte aéreo, as duas crianças chegaram em Quixeramobim apenas 44 minutos depois, o que garantiu maiores chances de que elas recebesse o tratamento adequado e tivessem os problemas tratados a tempo. As duas viajaram sob os cuidados da equipe médica do Ciopaer em uma mini encubadora.

Logo de chegaram ao HRSC as gêmeas foram levadas para internação na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) neonatal da unidade, onde permanecem internadas. O Portal Revista Central apurou junto a uma fonte que as crianças apresentam estado de saúde estável.

Segundo dados da Coordenadoria, somente nos primeiros cinco meses de 2020, foram realizados 61 transportes nesse sentido, compreendendo todas as regiões do Estado. O mês com o maior número de remoções foi maio, 17 registros. Na sequência vêm fevereiro, com 13 transportes aeromédicos; janeiro e abril, ambos com 11 traslados e fechando a relação vem o mês de março, que teve nove ocorrências atendidas.