Iniciada discussão sobre Alocação Negociada de Água no Sertão Central

compartilhar no:

A definição da operação participativa dos reservatórios começou a ser debatida, de forma virtual, pelo Comitê de Bacia do Banabuiú e Cogerh.

O pontapé inicial do processo de alocação negociada de água no sertão central do Estado teve início nesta semana, mesmo durante o período de isolamento social. Membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú e da unidade regional da Cogerh em Quixeramobim, escritório responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos da região, discutiram a temática pela primeira vez de forma virtual.

As discussões estão em conformidade com à Portaria N° 566/2020/SRH-CE, que regulamenta a participação e votação em reuniões virtuais dos Comitês de Bacias Hidrográficas e considerando o Relatório da COGERH sobre a viabilidade de reuniões virtuais dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

A proposta final da operação dos açudes isolados da bacia do Banabuiú para o segundo semestre e a definição das próximas etapas deverão ser debatidas ainda no próximo dia 11 de junho, durante a 16ª Reunião Extraordinária do Comitê.

A Reunião contou com a participação do Presidente do Comitê Chico Almir, do vice-presidente Francisco Pinheiro (Kim), Secretaria Rosa Buriti e a Gerência Regional de Quixeramobim estava representado pelo Gerente Regional Paulo Ferreira e pela Coordenadora do Núcleo de Gestão Dayana Magalhães.

A Alocação Negociada de Água é a concretização da operação participativa dos reservatórios. Esse modelo de gestão só veio a ser possível com a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, que trouxe significativos avanços no processo de definição da operação dos açudes, isto é, da quantidade de água que esses açudes liberam através de suas comportas.