O ministro da economia, Paulo Guedes, confirmou nessa segunda-feira (8) que o Governo Federal deverá estender o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses, mas com um valor menor, de R$ 300.
Guedes disse ainda a deputados federais que deverá lançar o programa Renda Brasil para substituir o Bolsa Família logo após o fim da pandemia do novo coronavírus. Segundo congressistas que participaram da reunião, o ministro disse que a iniciativa será um programa de transferência de renda para os mais vulneráveis e será mais abrangente do que o atual Bolsa Família.
A ideia é incluir até informais identificados pelo governo Jair Bolsonaro e que são beneficiados com o auxílio emergencial. Guedes, porém, não deu detalhes sobre a inciativa. Para deputados, a decisão de lançar a iniciativa atrelada ao fim da pandemia é uma forma de o governo suprir o fim do pagamento da ajuda financeira paga a parcela da população afetada pela pandemia.
Na avaliação de dirigentes partidários e de integrantes do governo, os protestos contra o governo registrados neste domingo (7) foram embrionários, mas poderiam ser inflados no futuro com a participação de descontentes com o fim do auxílio emergencial.
Com informações da agência Folhapress