Quixadá: Após assumir que a Terra dos Monólitos “vive uma situação de alerta vermelho”, o prefeito Ilário Marques (PT) ressaltou que as ações tomadas pelo executivo quixadaense levaram o município a ser um “caso de sucesso no isolamento”.
O município de Quixadá registrou, até o dia 6 de maio, 77 casos confirmados de COVID-19 e um óbito.
O pronunciamento aconteceu durante seu programa semanal na rádio nesta quinta-feira (7), onde o prefeito reiterou que irá restringir ao máximo o acesso à área central da cidade. A princípio, a ideia do gestor é delimitar o centro comercial, e liberar exclusivamente o funcionamento de serviços altamente essenciais. Ilário sugeriu que apenas farmácias, postos de combustíveis, lojas de material veterinário e campo, supermercado, atacado e açougue terão permissão para funcionar, havendo ainda a possibilidade de aumentar essa lista.
Nesta manhã, a prefeitura montou um cerco com tapumes nos arredores da agência da Caixa, para que somente quem necessitasse do atendimento presencial pudesse ficar na fila. Esta medida vai evitar que acompanhantes e vendedores ambulantes fiquem “piruando no meio daquelas pessoas [beneficiários]”, disse Ilário. A triagem é feita por funcionários da prefeitura.
Desde a liberação de pagamentos do auxílio emergencial, a agência da Caixa em Quixadá registrou todos os dias aglomerações intensas de beneficiários da renda básica emergencial. A situação crítica foi noticiada pelo portal Revista Central, leia: Quixadá: Caos social e sofrimento dos beneficiários que passam noites ao léu