O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou, nesta quarta-feira (22/04), que a legenda entrará com um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados.
Segundo Lupi, o pedido será protocolado ainda nesta quarta-feira, “diante da irresponsabilidade do presidente em meio à pandemia, estimulando indiretamente a contaminação de milhares de pessoas, e dos seus ataques constantes ao Congresso, ao Judiciário e à imprensa livre”.
Pelo Twitter, ele afirmou que o pedido “traz diferentes argumentos que expõem as ameaças à democracia feitas pelo atual presidente” e que, ainda que a Câmara não o aceite, o papel do PDT é “defender a democracia e a saúde do povo brasileiro”.
Recentemente, depois de Bolsonaro ter ido a manifestações pró-governo no dia 15 de março, o PDT também entrou com uma ação civil pública pedindo que ele fosse obrigado a ficar em quarentena por causa do novo coronavírus e ficasse proibido de “incitar manifestações populares nas ruas”.
Julgando que partidos políticos não têm legitimidade para ingressar com este tipo de ação, o juíz federal substituto Gabriel Zago já indeferiu a petição inicial no último dia 18 de março.