Paralisados há duas semanas: Vereadores de Quixadá aprovaram projetos do executivo, mas não fiscalizam

compartilhar no:

Quixadá: A casa legislativa quixadaense está paralisada desde o dia oito de abril. A justificativa da paralisação se deu através do decreto estadual que prorrogava o isolamento social até o dia 20/4. Neste domingo (19), o governador Camilo Santana prorrogou novamente o decreto por mais quinze dias, ficando até o dia 5 de maio.

O poder legislativo da Terra dos Monólitos não aderiu a sessões virtuais, como vem acontecendo em vários municípios. O presidente da Câmara, Denis Dutra (PT), justificou antes da paralisação que “está buscando viabilizar a melhor forma de adotar as sessões por meio de videoconferência”. A realidade, mostra que se quisessem, os vereadores já poderiam ter aderido a várias plataformas de videoconferência como: skype, zoom, google hangout e vários outros.

Projetos do executivo

Antes da paralisação, a Câmara Municipal aprovou unanimemente três projetos de autoria do poder executivo. Um deles criava onze cargos comissionados, indicados diretamente pelo prefeito Ilário Marques (PT).

Prefeito de Quixadá cria 11 cargos comissionados e vereadores aprovam em plena crise do coronavírus

Outro projeto aprovado, foi a alteração da lei municipal n°2.929 de 3 de março de 2018, que dispõe sobre a aplicação dos suprimentos do tesouro municipal. Este projeto deveria estar sendo fiscalizado minuciosamente pelos vereadores, já que trata diretamente da aplicação de receitas em ações de combate a pandemia.

Até o momento, não foi criada pelo vereadores uma comissão de fiscalização para averiguar a aplicação das receitas através das ações da prefeitura, como a transformação da Unidade Básica de Saúde do Putiú em uma Unidade Exclusiva de combate ao coronavírus.

Protagonismo

Paralisados, o protagonismo da Câmara Municipal de Quixadá não acontece. Em meio a um caos na saúde e economia, os vereadores permanecem inertes e não criaram nenhum projeto ou lei voltado ao combate dos efeitos da pandemia.

Muitos cidadãos quixadaenses afetados diretamente pela crise, ainda não foram assistidos com programas de distribuição de cesta básica. Comunidades periféricas, as mais afetadas pela crise, estão sendo negligenciadas com a paralisação das atividades da Câmara.

Retorno

Com a prorrogação do decreto estadual por mais quinze dias, a população quixadaense necessita urgentemente que os vereadores retomem suas atividades virtualmente e o mais importante; fiscalizem as ações da prefeitura e deem assistência aos que mais precisam.