Paciente com suspeita de COVID-19 na UPA de Quixadá precisa de vaga na UTI do Hospital Regional

compartilhar no:

Quixadá: A secretária de saúde do município, Juliana Câmara, revelou durante programa na rádio nesta quinta-feira (30), diversos detalhes sobre como a COVID-19 vem se desenvolvendo dentro do território quixadaense.

O município possui 45 casos confirmados, 21 em investigação (casos suspeitos), e 1 óbito confirmado. Um outro óbito, de um bebê quixadaense de apenas seis meses de idade com suspeita de COVID-19, que faleceu na capital Fortaleza, continua sendo investigado e aguarda resultado de exames.

Juliana revelou ainda que cinco pacientes de Quixadá, entre casos suspeitos e já confirmados, estão internados em unidades hospitalares.

Casos suspeitos internados

Um encontra-se no Hospital Municipal Eudásio Barroso, com estado de saúde estável. Um outro paciente suspeito já foi encaminhado para o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. E o terceiro paciente com suspeita de COVID-19 está internado na UPA, entubado, e necessita urgentemente de transferência para um leito de UTI no HRSC.

Casos positivos internados

Outros dois pacientes, com COVID-19 já confirmada, estão no Hospital Regional do Sertão Central, se recuperando da doença. A secretária enfatizou que todos os casos internados estão com quadro clínico estável, com exceção do que está na UPA.

Eudásio Barroso com paciente suspeito

A princípio, foi mencionado pelo prefeito Ilário Marques e confirmado pela secretária de saúde, que o paciente internado no Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso não seria do município. Em seguida, os gestores corrigiram e confirmaram que o paciente é de Quixadá. Juliana declarou que “[o paciente] veio da UPA [para o Eudásio Barroso] e vai ser transferido pra UPA“.

Bairros com pacientes positivados

Juliana comentou que a gestão contabiliza 23 bairros na Terra dos Monólitos. Destes, 18 bairros já contam com casos positivos. Sendo os bairros mais críticos, aqueles com maior número de pacientes acometidos com a doença; Campo Velho (6 casos), Carrascal (5 casos) e  Renascer (5 casos). A secretária afirmou ainda que há um caso positivo já na zona rural, no distrito de Cipó dos Anjos.

Os distritos de Custódio e Várzea da Onça também já notificaram casos suspeitos.