Ibicuitinga: A região Central do Ceará registra o primeiro caso suspeita de Coronavírus (COVID-19), oriundo de um paciente do município de Ibicuitinga. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde, que divulgou uma nota como meio de transparência.
“Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, o Governo Municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa a existência de um caso suspeito de Coronavírus (COVID-19) no município. Trata-se de um paciente de 19 anos, que esteve na Itália nos últimos 3 meses e que chegou nos últimos dias de fevereiro do corrente ano ao município.” Destaca a nota.
Desde sua chegada o paciente vem sendo monitorado e seguindo todas as orientações e protocolos da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – SESA/CE e Ministério da Saúde – MS.
As providências para início de medidas preventivas já foram acionadas pela Secretaria Municipal e Estadual da Saúde, com total apoio do Hospital Regional do Sertão Central, SAMU 192 CE e Superintendência.
“Pede-se, neste momento, cuidados essenciais como higienização das mãos e uso constante de álcool em gel (70%), bem como, a não aglomeração de pessoas em locais fechados.”
“Diante da circulação em massa de fake news a respeito do Coronavírus é importante frisar que a população fique atenta as informações e dados oficiais do Governo Municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria Municipal da Saúde, e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará – SESA/CE.”
O paciente que não teve seu nome divulgado ou mais detalhes foi encaminhado ao Hospital Regional do Sertão Central e encontra-se internado.
É importante destacar que o paciente está com apenas sintomas da doença e só após exames laboratoriais os órgãos oficiais vão informar se o caso é de Coronavírus.
.