Quixadá: Alunos da rede municipal voltam às aulas e enfrentam falta de transporte e escolas em reforma

compartilhar no:
Na Escola José Jucá, a reforma lenta não permitiu o incio do ano letivo nesta segunda-feira(03). (foto: ASCOM/PMQ)

Quixadá: A partir desta segunda-feira (03), os alunos da rede municipal de ensino da maior cidade da região Central voltam às aulas e já enfrentam velho problema de falta de transporte escolar em algumas localidades rurais.  Algumas escolas ainda estão em reforma.

Outro problema que está afetando o início do ano letivo é a falta de planejamento em reforma nas escolas. Pelo menos em cinco distritos educacionais as aulas só irão começar a partir do dia 12.

Em comunicado, a prefeitura de Quixadá informou em rede social que as aulas terão inicio nesta segunda, para as escolas dos distritos educacionais: Centro – (EEF Terra dos Monólitos/José Linhares da Páscoa e CEI Neemia Jataí Teles); São João – (EEF Rosa Baquit e anexo Gomes Ferreira); Custódio – (EEF Aziz Baquit, EEF Audísio Pinheiro, EEF Agostinho Ferreira, Creche Beatriz Viana); Campo Velho – (todas as escolas); Campo Novo – (todas as escolas);  Rachel de Queiroz – (todas as escolas); Juatama – (todas as escolas); Juá – (todas as escolas); Califórnia – (todas as escolas); Tapuiará – (todas as escolas); Riacho Verde – (todas as escolas); São João dos Queiroz – (todas as escolas); Dom Maurício – (EEF Antônio Martins de Almeida).

Segundo ainda a comunicação da PMQ, os distritos educacionais que iniciarão dia 12/02: Centro – (EEF José Jucá, EEF Dep. Flávio Portela Marcílio – Municipal); São João – (EEF Raimundo Marques, EEF Fca. Pereira das Virgens, EEF Ambrósio Pessoa, CEI São João, CEI Renascer); Custódio – (EEIF Simplício A. De Queiroz, EEF João Araújo Torres); Cipó dos Anjos – (todas as escolas); e Várzea da Onça – (todas as escolas).

“Por motivo de estarem passando por manutenção predial, algumas escolas de alguns Distritos Educacionais (acima descritos), iniciarão suas aulas dia 12/02, visando um melhor conforto para nossos alunos.”, diz a nota.

O ano letivo de 2019 terminou no início de dezembro, o que fortalece a falta de planejamento nas reformas das escolas municipais. Nas obras, se constata pouquíssimos trabalhadores contratados pelas empresas.

Pais de alunos reclamam da falta de transporte escolar, da localidade de Aracajú, a senhora Gerlane comentou na página da prefeitura: “Isso é uma vergonha porque as aulas começam hoje e nossos filhos não vão poder ir porque não fizeram o pagamento dos motoristas, isso é uma vergonha”. A critica seguiu por Kaylane Almeida: “O que adianta as aulas começarem se os motoristas não vão passar, por conta do salário atrasado”.

A situação da educação de Quixadá é preocupante, a cada ano os índices só pioram e não há uma política visando à melhoria dos índices educacionais. Para se ter ideia, os professores ainda não sabem quanto de reajuste salarial vão receber, apesar do aumento de quase 13% determinado pelo Ministério da Educação.